Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

DIA DE PROTESTO NA ESTRADA

Às oito horas desta manhã de sexta-feira teve início uma jornada de protesto nas estradas do país, com marchas lentas, buzinões e até um cordão humano a marcar a hora de ponta nalguns dos principais acessos a Lisboa, no IP 3 e na A1, junto à Feiteira.
31 de Janeiro de 2003 às 09:07
Desde que o Governo anunciou a reposição das portagens na CREL (Circular Regional Externa Lisboa), no passado dia 11 de Dezembro, este é já o sétimo protesto dos utentes contra a medida. Às 8h00, os automobilistas que aderiram ao protesto iniciaram uma marcha lenta até à residência do primeiro-ministro percorrendo três percursos: de Alverca (A 1) pela Segunda Circular, de Loures (A 8) pela Calçada de Carriche e de Odivelas também pela Calçada de Carriche.

Ao mesmo tempo, a Comissão de Utentes do IC 19 iniciou naquela via, junto às bombas de gasolina, uma marcha motorizada de protesto no sentido Sintra-Lisboa. Também rumo à residência oficial do chefe do Governo arrancaram duas outras marchas lentas de automóveis a partir da Margem Sul, nomeadamente do Seixal e de Palhais, mobilizadas pela Comissão das Acessibilidades e Transportes da Margem Sul.

A Comissão de Utentes dos Transportes do Montijo organizou um outro protesto, que por esta hora (hora da notícia) percorre a Ponte Vasco da Gama, buzinando e dificultando os trocos nas portagens. A Associação Democrática dos Utentes da Ponte 25 de Abril formou um cordão humano no Pragal, seguindo depois de automóvel pelo tabuleiro da ponte, até Alcântara.

A Norte, a Comissão de Utentes do IP 3 entrega hoje um documento reivindicativo nas instalações em Coimbra do Instituto de Estradas de Portugal. A Comissão de Utentes da Beira Interior organiza uma marcha lenta, entre Covilhã e Castelo Branco, onde entrega uma carta de protesto ao governador civil. Ainda contra as portagens, o início da hora de ponta desta manhã fica também marcado por um buzinão junto à entrada na auto-estrada do Norte (A1), na Feiteira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)