Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

“Digo olá e falo com Maddie todos os dias” (COM VÍDEO)

"Vou ao quarto dela duas vezes por dia, de manhã e ao final da tarde, para abrir e fechar as cortinas. E costumo falar com ela. Digo-lhe olá e que vamos continuar a fazer tudo o que é possível para a encontrar." É assim que Kate resume em frente às câmaras de televisão, num dos programas mais populares do Mundo, o seu quotidiano, dois anos depois do desaparecimento da filha na Praia da Luz.

4 de Maio de 2009 às 00:30
Gerry e Kate McCann durante a entrevista conduzida pela famosa apresentadora Oprah Winfrey
Gerry e Kate McCann durante a entrevista conduzida pela famosa apresentadora Oprah Winfrey FOTO: George Burns-Harpo, Reuters

A confissão, gravada durante a última sexta-feira, foi feita no programa de Oprah Winfrey, que irá para o ar hoje à noite e que ficou marcado pela forma co-mo a mãe de Madeleine descreveu a sua forma de lidar com o desaparecimento da menina.

Nos excertos da entrevista libertados pela produtora do ‘The Oprah Winfrey Show’, o casal britânico admitiu que houve momentos em que se foi 'abaixo', mas que se mantém unido. Aliás, sobre os efeitos do desaparecimento da filha no casamento, foi Gerry McCann a tomar a palavra. 'O rapto de uma criança pode destruir qualquer família, não há dúvida. É algo devastador. Mas temos recebido imenso apoio, e isso dá-nos força para continuar. Estamos unidos pelo nosso amor pela Madeleine', disse o médico.

Em resposta à pergunta de Oprah sobre a possibilidade de a sua família ter sido vigiada por supostos raptores, Kate diz que continua a acreditar que sim. 'Agora sei que erámos observados. É horrível. Enoja-me pensar nisso', disse, sem conter as lágrimas, adiantando admitir, às vezes, que a filha poderá não estar viva.

Dado que os excertos divulgados não compreendem a totalidade da entrevista, desconhece-se se os McCann repetiram críticas às autoridades portuguesas.

TÚNEIS NA LUZ

A imprensa inglesa adiantou ontem que os túneis da época romana da Praia da Luz podem dar a resposta para o desaparecimento. Contactada pelo CM, fonte ligada à investigação diz que essa hipótese foi afastada.

SIC TRANSMITE PROGRAMA

lO programa de Oprah Winfrey com a presença do casal McCann vai para o ar hoje à noite na SIC. A estação de Queluz, que transmite o talk show com meses de atraso na SIC Mulher, garantiu o exclusivo e vai exibi-lo a partir da meia-noite, poucas horas depois da estreia nos EUA.

KATE PRESSIONOU FUNCIONÁRIA 

Mora na rua onde um turista irlandês diz ter visto Gerry com uma criança ao colo, na noite em que Maddie desapareceu, e tem sido pressionada por Kate e pela mulher do padre anglicano da Praia da Luz.

Maria (nome fictício) só encontra uma explicação: 'Devem pensar que sei alguma informação especial ou que vi alguma coisa', confidenciou ao CM a funcionária do Ocean Club. Foi contactada várias vezes por Susan, mulher do padre Haynes Hubbard, que insistentemente quis saber qual o seu e-mail. Maria acha que 'queriam controlar com quem falava'.

Um mês depois, em Setembro do ano passado, recebeu mensagens de Kate, e mais tarde foi interrogada por um detective privado inglês ao serviço do casal. 'Fez-me perguntas sobre as minhas impressões acerca do caso', recorda. Estranha tanta insistência, porque na noite do desaparecimento estava de folga e em casa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)