Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Diretor Nacional da PSP em Macau para reforçar cooperação

"A cooperação técnico policial é já muito antiga", disse Luís Farinha.
14 de Março de 2015 às 12:59
Responsável recordou que a PSP portuguesa formou para a atual Região Administrativa Especial chinesa várias unidades
Responsável recordou que a PSP portuguesa formou para a atual Região Administrativa Especial chinesa várias unidades FOTO: Pedro Catarino

O diretor nacional da PSP portuguesa está em Macau para uma visita de cinco dias em que a cooperação com a congénere local é o principal objetivo.

"Esta visita insere-se naquilo que é um quadro já muito antigo de cooperação entre a Polícia de Segurança Pública de Portugal e o Corpo da Polícia de Segurança Pública de Macau", disse Luís Farinha em declarações à agência Lusa e Rádio Macau, à margem do aniversário da Polícia de Segurança Pública.

O mesmo responsável recordou que a PSP portuguesa, cuja matriz organizacional foi e é a seguida pela corporação de Macau, formou para a atual Região Administrativa Especial chinesa várias unidades como o Grupo de Operações Especiais, tudo antes da transição de poderes a 20 de dezembro de 1999.

"A cooperação técnico policial é, como referi, já muito antiga. Nós formamos cá algumas unidades como o Grupo de Operações Especiais, temos tido uma cooperação em vários domínios incluindo no domínio social e no domínio da formação com a PSP de Macau porque a matriz organizacional é a mesma em ambas as forças", sublinhou Luís Farinha.

Em Macau no quadro do aniversário da PSP de Macau, Luís Farinha aproveita também a visita para o "desenvolvimento da cooperação que é entendido pelas duas forças como adequada e necessária" e porque os comandantes das duas forças entendem que "há espaço" para o reforço, desenvolvimento e melhoramento dessas sinergias.

PSP Macau diretor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)