Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Diretores exigem provas a Justino

Diretores desafiam David Justino a denunciar à tutela provas de manipulação de notas.
Bernardo Esteves 21 de Setembro de 2014 às 16:53
Ministério da Educação diz que está a “desenvolver uma aplicação” para detetar casos irregulares
Ministério da Educação diz que está a “desenvolver uma aplicação” para detetar casos irregulares FOTO: João Cortesão

A Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) desafiou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, a revelar provas de que há escolas a subir as notas dos alunos para facilitar o acesso ao ensino superior. As acusações foram feitas por David Justino num texto de introdução ao relatório ‘Estado da Educação 2013’.

"Desconheço a existência dessa prática. Mas se o CNE tem conhecimento de dados que permitem chegar a essas conclusões deve comunicá-los ao Ministério e à Inspeção Geral da Educação [IGEC]", afirmou ao CM Manuel Pereira, presidente da ANDE, considerando ser "normal os resultados diferentes na avaliação externa e interna, porque a primeira avalia um momento e a segunda um percurso".

David Justino não revela casos concretos e assenta a sua posição na constatação de que as notas internas são mais elevadas do que as dos exames: "Dado que este padrão tende a reproduzir-se de forma sistemática em todos os exames, teremos de reconhecer que há escolas que sistematicamente inflacionam as classificações dos seus alunos".

O Ministério da Educação e Ciência considerou que a diferença entre avaliações "é natural", pois são "realidades diferentes, que dependem, por exemplo, dos pesos atribuídos pelas escolas aos diferentes critérios de avaliação". O MEC nota que "a componente comportamental" não é avaliada nos exames. A tutela sublinha que "a avaliação externa das escolas" já analisa essas diferenças e garante que a IGEC investigará eventuais denúncias. E revela que o departamento de estatísticas do MEC e o Júri Nacional de Exames estão "a desenvolver uma aplicação que permitirá identificar estatisticamente" situações irregulares (mais informação na pág. 51). 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)