Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Disciplina e rigor definem Rangers

Com a base situada no antigo Convento de Santa Cruz, em Lamego, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) comemora hoje 50 anos de disciplina e rigor sem nunca mudar o lema dos Rangers: ‘Vontade e valor’.
6 de Setembro de 2010 às 00:30
Os novos 64 alunos enfrentarão nos próximos meses um árduo regime que caracteriza as Operações Especiais
Os novos 64 alunos enfrentarão nos próximos meses um árduo regime que caracteriza as Operações Especiais FOTO: Nuno André Ferreira/Lusa

A cerimónia contará com o Presidente da República, que vai assinalar a comemoração com a presença dos novos alunos que iniciaram a formação geral no passado dia 19 de Julho. Com espírito de aventura e sabedores da exigência, os novos jovens procuram um futuro nas Operações Especiais do Exército.

Dos 76 jovens que começaram a formatura, 12 já desistiram. Dos restantes 64, prevê-se que menos de metade chegará a estar graduada. Durante a sua formação serão transmitidos os dez mandamentos dos Rangers.

"O meu avô é uma pessoa bastante disciplinada . Só mesmo aqui é que se consegue ganhar aquela disciplina", afirma com convicção um dos novos alunos, Miguel Morais. O jovem de 20 anos, que mora no Bombarral, quer seguir as pisadas do seu avô, major das Operações Especiais, mostrando que seria "um orgulho gigante" para ele como neto mais velho.

Também o gosto pelo rigor fez com que Alexandre Maia, de 24 anos, se inscrevesse na instituição militar. "Em tudo o que faço, faço--o com rigor, porque sou exigente comigo", confessa o jovem. Alexandre sabe que terá de abdicar de alguns hábitos: "Ir à discoteca, beber álcool, tudo isso influencia a nossa preparação física e se realmente queremos chegar ao fim temos de fazer um esforço".

Os dois novos alunos da Operação Especial sabem que os próximos meses serão duros e de bastante rigor. E mesmo que "tudo mude na vida" serão exemplos para os militares em Portugal, estando fardados ou à civil.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)