Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Discutir como se ensina Português

Intitula-se como conferência internacional mas o objectivo essencial é discutir o ensino do Português em Portugal. Entre segunda e quarta-feira, cerca de 500 professores e linguistas reúnem-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para discutir competências de leitura, aprendizagem da gramática e conteúdos dos manuais e programas, na Conferência Internacional sobre o Ensino do Português.
4 de Maio de 2007 às 00:00
O comissário da conferência, Carlos Reis, explica que no final do encontro irá propor “um relatório com recomendações ao poder político”, para melhorar o ensino da Língua Portuguesa. “Não faz muito sentido investir-se nas ciências exactas e tecnológicas se não se apostar no ensino das Humanidades.”
PETIÇÃO NO PARLAMENTO
A Assembleia da República discute hoje uma petição, com 8238 assinaturas, a favor do ensino das Línguas Clássicas nas escolas. Delfim Ferreira Leão, professor da Universidade de Coimbra, explica que, com a divisão do curso do secundário de Humanidades, “o Latim e o Grego estão condenados à extinção”, situação que poderá estender-se ao Francês e Alemão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)