Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO AUMENTA

A Doença Inflamatória do Intestino está a aumentar entre os portugueses afectando já cerca de 25 mil pessoas. Os países industrializados são os mais afectados, em parte devido aos hábitos alimentares.
17 de Outubro de 2003 às 17:54
A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) inicia esta sexta-feira uma campanha com o objectivo de alertar os portugueses para estas doenças do foro intestinal e, ao mesmo tempo, para sensibilizar a um rastreio das mesmas.
A Colite Ulcerosa, que afecta a camada interna que reveste o intestino grosso, e a Doença de Crohn, que pode afectar qualquer segmento do tubo digestivo, são as duas formas mais comuns da doença inflamatória do intestino, nas quais ocorre uma inflamação, por vezes de causa desconhecida. No entanto a APDI alerta que os factores ambientais e alguns estilos de vida poderão propiciar o surgimento das mesmas, principalmente nas sociedades industrializadas onde por vezes os hábitos alimentares não são os mais adequados.
Estas inflamações, que só em Portugal afectam cerca de 25 mil pessoas, não têm uma idade específica para se manifestar, sendo no entanto mais frequente na faixa etária dos 20 aos 40 anos.Até o momento não existe cura para a doença apesar de se realizarem inúmeras pesquisas no sentido de se tentar identificar algum gene que, de algum modo, desencadeie a doença e ainda no sentido de se proceder a um tratamento eficaz no futuro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)