Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

DOENÇAS DO FÍGADO AUMENTAM

As doenças hepáticas, em particular a Hepatite C, que afecta actualmente cerca de 150 mil portugueses e é a principal causa de transplante hepático no nosso País, constituirão em breve um problema de saúde pública, alertaram ontem, em Vilamoura, investigadores reunidos na I Reunião Ibérica de Hepatologia.
12 de Julho de 2002 às 21:41
Um quadro preocupante que, segundo o ministro da Saúde, está contemplado no programa de renovação para o sector preconizado pelo Governo. Luís Filipe Pereira, que presidiu à sessão de abertura do encontro ibérico, referiu que as principais medidas em curso visam aumentar a capacidade de resposta assegurada pelos quatro centros de transplante hepático existentes no País e promover acções de prevenção da doença: "Há necessidade de um esforço maior, e penso mesmo criar condições de acompanhamento desta problemática. Naturalmente que os recursos são escassos, mas sendo as hepatites uma preocupação, pensamos dotar de maiores recursos os centros existentes, para fazer face a esta doença, que segundo tudo indica, não só em Portugal, mas ao nível europeu, vai ter uma maior expressão", referiu o ministro.

De acordo com os investigadores reunidos em Vilamoura, a Hepatite C é responsável por uma média anual de 200 a 250 transplantes de fígado no nosso País, mas as previsões apontam para um aumento progressivo do número de pessoas infectadas com o vírus, especialmente nos países onde o consumo de álcool é mais elevado.

Para já, e de acordo com o investigador e presidente do encontro ibérico, Fernando Ramalho, as listas de espera nos quatro centros vocacionados para o transplante hepático no nosso País "estão controladas" embora o número de dadores tenha vindo a diminuir.

O mesmo responsável admitiu que é difícil avaliar o número de doentes que aguardam esta intervenção já que a mesma pessoa pode inscrever-se simultaneamente nos quatro centros de transplante, localizados em Lisboa, Coimbra e Porto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)