Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

DOENTES COM BACTÉRIAS ESTÃO ISOLADOS E ESTÁVEIS

O estado dos três doentes internados no hospital de Leiria infectados por uma bactéria manteve-se estável durante o dia de ontem. Os doentes permanecem em isolamento devido a infecções respiratórias, que terão contraído em meio hospitalar, causadas por uma variante da acinetobacter.
30 de Setembro de 2004 às 00:00
O caso está a ser acompanhado dia-a-dia pela Administração Regional de Saúde do Centro, pois a bactéria em causa é muito difícil de tratar, resiste à maior parte dos antibióticos e assemelha-se à que fez cinco mortes no hospital de Pombal, em Fevereiro deste ano.
Conforme mandam as regras, quando a bactéria foi detectada, há uma semana, a Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar foi informada, ao mesmo tempo que eram tomadas medidas para impedir a propagação a outros doentes.
“Estão a ser adoptados todos os procedimentos regulamentados para responder a este tipo de infecções”, existindo no hospital de Leiria, “excelentes condições e profissionais”, garantiu ontem o administrador regional de Saúde do Centro, Fernando Andrade.
Os doentes estão em quartos de isolamento, não podem receber visitas de crianças ou idosos, por serem grupos de risco, e o pessoal médico e de enfermagem está instruído para adoptar cuidados adicionais nos actos terapêuticos.
A evolução clínica dos dois homens, de 81 e 89 anos, e da mulher, de 56 anos, depende do respectivo organismo e da reacção aos antibióticos. “São doentes com uma imunidade debilitada, o que faz com que este tipo de bactéria tenha mais efeito do que noutras pessoas”, justificou Fernando Andrade.
Os dois idosos apresentavam pneumonias e a mulher sofreu um acidente vascular cerebral que a levou ao Hospital de Santo André, em Leiria. A administração da unidade de saúde já reconheceu que a infecção pela acinetobacter terá sido contraída em meio hospitalar.
IDOSOS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS
MUTAÇÕES
A acinetobacter é uma bactéria que se encontra em superfícies ou objectos e aparece com relativa frequência em meio hospitalar, como outras bactérias e vírus. Estes organismos resistem à maioria dos antibióticos e sofrem mutações.
POMBAL
Em Fevereiro deste ano, o serviço de Medicina Interna do Hospital Distrital de Pombal foi encerrado devido a três bactérias, uma delas da família da acinetobacter. Foram infectados 12 idosos, cinco dos quais acabariam por falecer.
LISBOA
Três idosos morreram nos meses de Julho e Agosto no Hospital Conde de S. Bento, em Santo Tirso. Também aí ocorreram infecções provocadas por uma bactéria, a ‘estaphilococo aureo’. No total foram detectados nove casos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)