Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Dois anos para PSP corrupto

O agente Vítor Capelas conseguiu em 2010 evitar que ‘Jardel’, um traficante de droga amigo, fosse apanhado pelos seus colegas da PSP. Como elemento principal de uma Brigada de Investigação Criminal de Sintra, mandou suspender as escutas e informou o traficante dos dias das buscas domiciliárias. Foi apanhado e ontem acabou condenado a dois anos de prisão, suspensa por igual período. Arrisca expulsão da PSP.
29 de Março de 2012 às 01:00
Agente Vítor Capelas acompanhado da advogada no tribunal
Agente Vítor Capelas acompanhado da advogada no tribunal FOTO: Diogo Pinto

O amigo traficante continua em liberdade e até foi testemunha de defesa do agente Capelas, agora condenado por favorecimento pessoal. "Não há dúvidas de que o arguido favoreceu Tiago Pereira [‘Jardel’] e, por isso, também não restam dúvidas de que é culpado", disse na leitura da sentença a juíza de Sintra.

A magistrada acrescentou ainda que "durante muito tempo teve comportamentos altamente sancionáveis para um agente da PSP. Ridicularizou o trabalho dos seus colegas". A investigação a ‘Jardel’ acabou num fiasco.

Tudo graças às mensagens de telemóvel do agente da PSP, avisando o amigo sobre um mandado de detenção para cumprir 80 dias de prisão, a mando do tribunal de Oeiras. "Os gajos da minha secção sabem de mandado [de detenção]. Se te apanham estás tramado", pode ler-se num dos SMS.

‘Jardel’ testemunhou a favor do polícia, mas ontem a juíza disse que "foram valorizadas todas as testemunhas menos a de Tiago Pereira por não ser credível". Vítor Capelas foi suspenso da PSP dois dias depois de começar a ser julgado no tribunal. Casado, quando se descobriu que graças a ele investigações relacionadas com tráfico de droga foram um autêntico fiasco, Vítor Capelas foi transferido para a esquadra de Agualva-Cacém.

Apesar de ter prejudicado várias investigações da PSP, contou ontem com o apoio de vários colegas de profissão que o acompanharam na sala de audiências para ouvir o acórdão.

agente vítor capelas psp julgamento corrupção traficante
Ver comentários