Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

DOIS CAMIÕES QUEIMADOS EM ESPANHA

Dois camiões TIR portugueses, carregados com sete carros cada um, foram, cerca das 02h00 de ontem, queimados na estação de serviço de Cañiza, na A-52 (Vigo - Madrid), a cerca de 30 quilómetros da fronteira portuguesa de Melgaço.
10 de Julho de 2002 às 21:35
Os dois veículos, propriedade das empresas PRIV e CRT, de Setúbal, integravam uma frota de quatro camiões que prestavam serviço de transporte de viaturas à fábrica da Citroën de Vigo e deveriam seguir hoje para as cidades de Bilbau, Santander e San Sebastian, no País Basco.

Apesar das ameaças de que tinham sido alvo na terça-feira, quando carregavam, em Porrinho, os camionistas seguiram o seu caminho e, tal como o previsto, cerca das 20h00, encostaram na estação de serviço de Cañiza, para aí passarem a noite.

Quanto, cerca das 02h00, os estouros dos pneus lhes interromperam o sono, os camionistas lembraram-se de imediato das palavras exaltadas dos colegas espanhóis: "Se fizerem o transporte terão problemas graves pelo caminho e podem não chegar ao destino".

“ACORDEI APAVORADO”

Todas as desconfianças recaem agora nos trabalhadores de uma empresa de transportes rodoviários espanhola, que fazia habitualmente os serviços de carga da Citroën de Vigo, e que se encontravam em greve, reclamando aumentos salariais.

Telmo Medina, um dos camionistas, confessou ao Correio da Manhã que este foi "o maior susto da sua vida”.

“Acordei apavorado com o barulho dos pneus a rebentar, saltei para fora do camião, chamei os colegas e, cada um com o seu extintor, tentámos combater as chamas", disse o profissional.

Chegados ao local meia hora depois, os bombeiros ainda demoraram três horas a extinguir as chamas.

Jorge Palabera, comandante dos bombeiros de Ponteares, disse que a preocupação foi impedir que as chamas atingissem os tanques do posto de abastecimento, que se encontravam a 50 metros das viaturas.

O prejuízo está avaliado num total de 700 mil euros e o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária Espanhola.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)