Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

DOIS ENCAPUZADOS LEVAM CINCO MIL EUROS DO BANCO

Dois homens encapuzados assaltaram anteontem a dependência da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo em Santa Maria de Bouro, no concelho de Amares.
10 de Abril de 2003 às 00:00
DOIS ENCAPUZADOS LEVAM CINCO MIL EUROS DO BANCO
DOIS ENCAPUZADOS LEVAM CINCO MIL EUROS DO BANCO FOTO: Mário Fernandes
Aparentando muito nervosismo e empunhando uma pistola e uma caçadeira de canos serrados, os assaltantes levaram o dinheiro existente em caixa, num total estimado em cerca de 5 mil euros.
Um dos funcionários da dependência bancária adiantou ao Correio da Manhã que "o assalto foi bastante rápido, mas provocou alguns momentos de forte tensão", porque os indivíduos "estavam muito nervosos". Confessou mesmo que "o maior receio foi o de haver algum disparo involuntário, apesar de não lhes ter sido colocada qualquer dificuldade".
Os dois assaltantes - que, apesar dos gorros sobre a cara, aparentavam ter 25 e 40 anos - entraram no banco cerca das 15h00, quando se encontravam apenas dois funcionários no interior. Durante o assalto, entrou um cliente, que ficou como refém durante os cerca de cinco minutos que durou a operação. Como recentemente foi implantado um sistema de maior retardamento na abertura das portas do cofre, acabaram por desistir da intenção de fazerem uma 'limpeza geral', ficando-se pelo dinheiro em caixa.
Segundo o gerente da Caixa Agrícola, José Soares, os assaltantes terão contado com a colaboração de um terceiro indivíduo, que não entrou na dependência e se manteve à espera numa viatura de cor azul e estacionada na estrada nacional que liga Amares ao Gerês, fora do alcance das câmaras de filmagem, cujas cassetes foram entregues à Polícia Judiciária.
Conforme realçou um funcionário da dependência de Bouro Santa Maria - uma freguesia rural que dispõe de um centro cívico onde se destaca uma Pousada instalada num antigo mosteiro beneditino -, o assalto ocorreu poucos dias antes de ser implementado novo sistema de controlo de entradas com duas portas de abertura faseada, que obrigará as pessoas a passar por uma espécie de hall.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)