Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Dois irmãos idosos salvos das chamas

Um incêndio urbano deixou desalojados dois idosos, que foram salvos das chamas por populares, anteontem, cerca das 20h30 em Aveleda, concelho de Penafiel.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
Os reformados, que já estavam a dormir há mais de duas horas, escaparam por milagre, já que, pouco tempo depois de estarem fora de perigo uma botija de gás explodiu e propagou o incêndio. Alzira e António Lopes ficaram sem casa e foram recolhidos por familiares.
Irmão e irmã, ele de 70 anos e ela de 84, que costumam deitar-se por volta das 18h00, tinham deixado a lareira da cozinha a arder para aquecer a casa durante a noite. Por cima da lareira estava uma prateleira onde os irmãos guardavam a lenha, pelo que se presume que o incêndio tenha começado aí.
Alertadas pelo fumo, três pessoas, dois vizinhos e um automobilista que regressava a casa, arrombaram uma janela para salvar os idosos das chamas.
“Foi com uma pedra que parti a janela, entrámos e eles não tinham dado fé do incêndio. A mulher acordou e levantou-se logo, mas para salvar o homem tivemos de o arrastar”, contou ao Correio da Manhã um dos protagonistas que não quis ser identificado.
“Na cozinha estava um botija de gás que explodiu e deitou a baixo uma parede, mas já estávamos todos a salvo”, ainda frisou.
Apesar de serem obrigados a abandonar a casa onde nasceram, os dois irmãos não vão ficar na rua.
José Lopes, um sobrinho dos idosos, que mal soube do incidente acorreu à antiga habitação em chamas, manifestou-se solidário com os familiares e prometeu-lhes alojamento.
“Eles sempre viveram juntos nesta casa, onde já viveram os pais deles. Agora vamos albergá-los o tempo que for necessário”, afirmou José Lopes.
Chamados pelos populares que resgataram as vítimas, os Bombeiros de Penafiel foram rápidos na intervenção e conseguiram evitar a destruição total da casa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)