Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Incêndio em Faro já foi dado como extinto

Trabalhos de conclusão levados a cabo por 130 operacionais.
16 de Setembro de 2017 às 16:58
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
Incêndio
 O incêndio na zona de Gambelas, no distrito de Faro, foi este domingo dado como extinto, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Pelas 04h10, 130 operacionais estavam no terreno, apoiados por 43 meios terrestres, em trabalhos de conclusão, de acordo com o 'site' da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), que situou o incêndio na localidade de Porto das Vacas, freguesia de Almancil, no concelho de Loulé.

A mesma fonte admitiu que os meios envolvidos nos trabalhos de rescaldo possam "desmobilizar durante a manhã", acrescentou.
O alerta foi recebido 16h09, dando conta de um incêndio numa zona de pinhal das Gambelas, localidade do concelho de Faro onde está também localizado um dos campus da Universidade do Algarve, segundo o CDOS.

O comandante Richard Marques reconheceu que a zona afetada "tem habitações dispersas, a universidade e algumas unidades hoteleiras, com campos de golfe, e estabelecimentos comerciais", mas garantiu que "todos foram acautelados e protegidos, nenhum ficou danificado" e "apenas houve um toldo externo que ardeu", mas sem pôr mais nada em risco.

A fonte do CDOS explicou ainda que na zona faz-se sentir "muito vento" e a rotação do mesmo provocou alterações na evolução" do fogo, complicando os trabalhos e obrigando os meios a reposicionarem-se.

A zona das Gambelas conta com uma área de pinhal que faz a divisão com o concelho de Loulé, designadamente com o resort turístico de luxo da Quinta do Lago.
Montenegro Faro Proteção Civil acidentes e desastres incêndios
Ver comentários