Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

“Domingo é o único intocável”

A manutenção dos actuais feriados civis depende apenas do Estado, uma vez que, segundo a Concordata, "o único feriado intocável é o domingo", explicou ontem em Fátima o Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, no final do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
11 de Janeiro de 2012 às 01:00
D. Policarpo desconhece início de negociações com a Santa Sé
D. Policarpo desconhece início de negociações com a Santa Sé FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Na opinião do prelado, também o feriado da Imaculada Conceição (8 de Dezembro) "é intocável", por ser a padroeira de Portugal. Quanto ao Dia de Corpo de Deus (com data móvel), D. José Policarpo não vê qualquer problema em ser assinalado ao domingo, como acontece no resto da Europa. Já sobre o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de Agosto), alerta que "meio País tem romarias e festas nesse dia".

"Em minha opinião pessoal, a Igreja deve manter as festas litúrgicas nos dias santos, mesmo sem serem feriados civis, e cada comunidade resolve à sua maneira [como assinalá-los]. Vamos adaptar os nossos horários", destacou o Cardeal-patriarca, frisando que "não há argumentos jurídicos para não se tocar nos feriados civis".

Em resposta aos reitores dos santuários, que estiveram reunidos até ontem em Fátima e que manifestaram oposição ao eventual fim do feriado civil de 15 de Agosto, D. Policarpo respondeu que "os descontentes são mais que muitos" e aconselhou-os a lerem a Concordata, assinada entre Portugal e a Santa Sé (Vaticano), onde o "Estado português só se compromete com o domingo".

Qualquer alteração aos feriados actuais resultará de negociação entre os dois Estados. Em causa estarão quatro feriados, dois civis e dois religiosos. "O Governo mostrou vontade de fazer novos acordos, mas não me consta que já exista um pedido formal de negociações", referiu D. Policarpo, destacando que "a Igreja não tem poder para determinar feriados civis. Só o Governo o pode fazer".

DOMINGO GOVERNO FERIADOS D. JOSÉ POLICARPO IGREJA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)