Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Dono da Salsa paga multa de 4 mil euros

Foi absolvido pelo tribunal do crime de violência doméstica.
Ana Silva Monteiro 18 de Novembro de 2016 às 08:34
Filipe Vila Nova (à esquerda) foi absolvido do crime de violência doméstica, mas condenado por injúrias
Filipe Vila Nova (à esquerda) foi absolvido do crime de violência doméstica, mas condenado por injúrias FOTO: CMTV
Filipe Vila Nova, de 53 anos, dono da Salsa, foi absolvido do crime de violência doméstica e condenado por injúrias, ontem, no Tribunal de Santo Tirso. O arguido vai pagar uma multa de quatro mil euros por insultar a ex-mulher.

Para o tribunal, os testemunhos e as provas apresentadas não serviram para que Filipe Vila Nova fosse condenado pelo crime de violência doméstica. Nas mensagens escritas que o arguido mandou à ex-mulher, o dono da Salsa tratou-a como uma mulher "reles, vil, invejosa e demónio", o que para a magistrada foi um atentado contra a honra da vítima, mas que não integra um crime de maus-tratos ou violência doméstica. Também a insultava.

Segundo a acusação do Ministério Público, os problemas começaram em 2009, quando a ainda mulher acusou o arguido de a ter ameaçado de morte caso ela não cumprisse as suas ordens, relativamente ao despedimento de dois funcionários.

O casal divorciou-se no ano a seguir, mas, segundo a mulher, de dezembro de 2009 e outubro de 2015, Filipe Vila Nova mandou muitas mensagens ofensivas, que para a acusação causaram à vítima "danos psicológicos, ofendendo a sua liberdade e segurança".

À saída do tribunal, nem Filipe Vila Nova nem o seu advogado quiseram prestar declarações. Já o advogado da vítima afirmou não estar contente com a sentença. " O facto de o condenar por injúrias é uma trapalhada. Vamos avançar com um recurso para a Relação", disse o advogado Dantas Rodrigues.
Filipe Vila Nova Tribunal de Santo Tirso Ministério Público Dantas Rodrigues julgamentos salsa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)