Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Dragagens em barra em cima do verão

Governo promete obras urgentes em local perigoso onde morreu pescador desportivo.
11 de Maio de 2014 às 10:43
Acidente à entrada da barra provocou morte de pescador. Barco encalhou na areia e naufragou
Acidente à entrada da barra provocou morte de pescador. Barco encalhou na areia e naufragou FOTO: Direitos Reservados

O excesso de areia na barra de Tavira e nos canais de acesso ao porto da cidade e aos de Cabanas e de Santa Luzia é um perigo para a navegação. Em fevereiro deste ano, um pescador desportivo perdeu mesmo a vida depois de o barco em que seguia ter embatido num banco de areia na entrada da barra. Três meses depois, o Ministério da Agricultura e do Mar promete avançar com intervenções para melhorar a segurança marítima naquela zona, ainda antes do verão. No entanto, não há ainda uma data oficial para começarem as obras.

"Já foi efetuado um levantamento hidrográfico para determinar o montante de areia a retirar e há a intenção de se fazerem dragagens antes de julho, altura em que vai decorrer uma regata mundial no local", confirmou ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Ventura Borges. No entanto, o mesmo responsável refere que "não há ainda uma data oficial para o início das operações".

O problema da barra de Tavira levou o deputado socialista algarvio Miguel Freitas a questionar o Ministério da Agricultura e do Mar, que prometeu uma intervenção urgente. "A dragagem na barra de Tavira tem um valor estimado de 100 mil euros, estando prevista a sua realização pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos nos próximos dois meses", assegurou o ministério liderado por Assunção Cristas.

No que se refere às restantes intervenções nos canais de navegação, o Governo diz que "têm vindo a ser preparadas com a Sociedade Polis Ria Formosa, no âmbito do Programa de Valorização da Ria Formosa".

Em relação ao molhe – o nascente corre o risco de ruir e de obstruir a barra –, o Governo diz que está dependente de "disponibilidades orçamentais".

Tavira barra dragagem verão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)