Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Droga vinha de moto

Uma operação conjunta da GNR de Sintra e da Brigada de Trânsito (BT) de Albufeira permitiu ontem consumar a detenção de dois traficantes de droga apanhados numa estação de serviço da Autoestrada do Sul (A2), sentido norte-sul.
14 de Junho de 2007 às 00:00
 Além do Pólen de haxixe, a GNR apreendeu dinheiro, 4 motos e um Mercedes
Além do Pólen de haxixe, a GNR apreendeu dinheiro, 4 motos e um Mercedes FOTO: Manuel Moreira
Conduzindo potentes motos, os dois suspeitos deslocaram-se ao Algarve para comprar oito quilos de pólen de haxixe. O objectivo dos detidos, de 23 e 27 anos, seria o de revender a droga a estudantes junto a estabelecimentos do ensino secundário dos concelhos de Sintra e Cascais.
Desde Fevereiro que um dos suspeitos, o mais velho, andava debaixo de olho do Núcleo de Investigação de Crimes de Droga (NIC-D) da GNR de Sintra. Desempregado, o indivíduo era praticante de desportos aquáticos como o surf e o bodyboard. “Há suspeitas de que, também nestes meios, o indivíduo fosse fornecedor de pólen de haxixe”, disse ao CM fonte policial.
Com contactos no Sul do País, o surfista fazia viagens com uma periodicidade quinzenal, com o intuito de se abastecer.“A quantidade transportada era sempre significativa, sempre na ordem dos vários quilos”, acrescentou o mesmo informador.
Proprietário de uma casa em Colares, Sintra, onde morava sozinho, o indivíduo tinha depois de levar os estupefacientes para o seu domicílio, onde procedia ao seu corte e acondicionamento.
A droga era depois vendida na rua, junto de vários estabelecimentos de ensino secundário dos concelhos de Sintra e Cascais. “Os compradores tinham uma média de idades entre os 14 e os 18 anos”, frisou o responsável da GNR.
Anteontem à tarde, já na posse dos necessários mandados de detenção, uma brigada do NIC-D de Sintra moveu uma perseguição aos indivíduos. Sem que o suspeitassem, os dois ‘motards’ tiveram a GNR à perna desde a zona de Lisboa. Depois de presenciarem o negócio de compra dos 8 quilos de pólen de haxixe, os militares voltaram a perseguir os dois traficantes.
Com a ajuda da BT de Albufeira, os ‘motards’ foram detidos numa área de serviço, pelas 3h00 de ontem, quando pararam para abastecer.
Na mochila do mais novo, os investigadores encontraram o pólen de haxixe, acomodado em pequenas bolotas, e ainda 800 euros em dinheiro.
Ontem de manhã foi feita uma busca domiciliária à residência do detido mais velho, onde a GNR apreendeu mais duas motos de crosse e uma carrinha Mercedes. Os suspeitos são hoje presentes ao Tribunal de Sintra.
OUTROS ASPECTOS
DROGA
Os quase 8 quilos de pólen de haxixe apreendidos aos dois suspeitos são suficientes para a confecção de 40 mil doses individuais. Segundo apurou o CM, caso a droga fosse transaccionada a preço de mercado poderia valer aos detidos um lucro estimado em cerca de 200 mil euros.
BT/GNR
A Brigada de Trânsito (BT) da GNR de Albufeira foi importante na detenção dos suspeitos. Durante toda a perseguição aos detidos, os militares da BT ‘trancaram’ todas as saídas da respectiva entrada na Auto- -estrada do Sul (A2).
PRANCHAS
Na busca domiciliária feita à casa do detido mais velho, a GNR apreendeu várias pranchas de surf e de bodyboard. O traficante de droga é, ao que soube o CM, praticante assíduo dos dois desportos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)