Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Drogaria fabricava ‘gasolina’

Condutores compravam produto a metade do preço.
Ana Isabel Fonseca 12 de Outubro de 2019 às 10:36
Drogaria fabricava ‘gasolina’
Drogaria fabricava ‘gasolina’ FOTO: CMTV

Uma drogaria e uma empresa de produtos químicos eram usadas para fabricar substitutos de gasolina, que depois eram vendidos a metade do preço. Tratava-se de um esquema já antigo e que estava a ser investigado há seis meses. Na quarta-feira, a GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, travou a ação criminosa. Identificaram quatro homens, entre os 30 e os 55 anos, e as duas empresas.

"A comercialização era feita fora dos postos de combustível. Os consumidores dirigiam-se aos locais, onde estava a ser feito o armazenamento, e era aí que abasteciam os seus carros", disse o Capitão Ricardo Amaro, Comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, dando conta de que não existia qualquer controlo quanto à segurança dos produtos.

"Efetivamente não se pode dizer que estes produtos ofereçam segurança para os carros e para os seus utilizadores", adiantou.

Foram realizadas 25 buscas domiciliárias e nove em armazéns e veículos, no Porto e em Braga. Durante a operação foram apreendidos 13 mil litros de produtos químicos, que dariam - com a fuga aos impostos - um lucro de cerca de 13 mil euros. Grande parte do material foi apreendido em armazéns e em garagens, que se situavam em zonas habitacionais.

A drogaria e a outra empresa usavam o facto de estarem inseridas neste ramo para adquirirem estes produtos químicos. Não revelam, no entanto, as suas verdadeiras intenções.

PORMENORES 
Operação Escape limpo
A operação Escape Limpo contou ainda com um equipa especializada em matérias perigosas da Unidade de Emergência da GNR e com o apoio da Entidade Nacional do Setor Energético.

Suspeitos indiciados
Todos os suspeitos estão indiciados por um crime de introdução fraudulenta no consumo de artigos sujeitos a impostos sobre produtos petrolíferos e energéticos.

Apreenderam cigarros
Durante uma das buscas domiciliárias, os militares apreenderam 24 380 cigarros. O material destinava-se à venda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)