Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Drone leva telemóveis até à cadeia de Custoias

Torres de vigia estavam sem guardas prisionais.
Ana Silva Monteiro 14 de Março de 2019 às 09:01
Cadeia de Custóias, em Matosinhos
Drone
Drone
Grades de Prisão
Prisão
Cadeia de Custóias, em Matosinhos
Drone
Drone
Grades de Prisão
Prisão
Cadeia de Custóias, em Matosinhos
Drone
Drone
Grades de Prisão
Prisão
Um drone sobrevoou, na madrugada de terça-feira, as instalações da cadeia de Custoias, em Matosinhos, e deixou cair no pátio da ala A um saco que continha um pacote de leite com três telemóveis e um carregador.

Os aparelhos foram apreendidos pelos guardas prisionais, que não conseguiram apanhar o drone nem perceber quem o pilotava.

O caso foi detetado pelas câmaras de videovigilância, numa altura em que nenhum guarda estava nas torres de vigia.

"Não é a primeira vez que acontecem estes problemas com drones. E isto é algo que nos preocupa. Desta vez foram os telemóveis que caíram dos drones, mas podiam ter sido armas de fogo. E nesse caso ia ser um problema bem maior", disse esta quarta-feira ao CM fonte do Sindicato dos Guardas Prisionais.

O saco com os objetos caiu no recinto da cadeia pelas 02h30 e só não chegou aos reclusos porque foi detetado a tempo.

"Foi sorte eles terem visto o drone pelas câmaras de vigilância, até porque estava escuro. O grande problema é que ninguém estava nas torres de vigias, porque não há pessoas. São seis e estavam todas sem pessoal", explicou o sindicato.

PORMENORES 
Aparelhos com internet
Os três telemóveis que caíram no recinto são recentes e com ligação à internet. Seria a partir deles que os reclusos conseguiriam contactar com o exterior ou fazer vídeos para a internet como aconteceu recentemente na cadeia de Paços de Ferreira.

Buscas nas cadeias
Depois dos diretos que alguns reclusos fizeram para as redes sociais de festas na cadeia de Paços de Ferreira ocorreram buscas no estabelecimento prisional. A última aconteceu no dia 25 de fevereiro. Foram apreendidos 18 aparelhos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)