Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

DUAS MIL PESSOAS NO 'BURRÓDROMO'

A tradição da corrida de burros voltou a repetir-se em Ferrel, concelho de Peniche, anteontem à tarde, no âmbito dos festejos em honra de Nossa Senhora da Guia, padroeira da localidade, tendo contado com a participação de 16 concorrentes, que recordaram outros tempos, em que o peso dos animais na economia familiar era relevante.
11 de Agosto de 2003 às 00:00
A corrida entusiasmou a assistência
A corrida entusiasmou a assistência FOTO: Francisco Gomes
Perante uma assistência de cerca de 2.000 pessoas, espalhadas pelo largo da capela, em redor da qual se realizou a corrida, a estrada alcatroada foi transformada em "burródromo", com duas séries de oito voltas (4.800 metros).
Se é verdade que a maior parte dos concorrentes manifestou grande à- -vontade em cima do jumento e não precisou de grandes ajudas, pela experiência adquirida a montar a cavalo, alguns participantes considerassem que "o cavalo dá mais segurança, mostraram mais receio e tiveram dificuldades em adaptar-se bem à sua "máquina", tentando cumprir as voltas sem percalços mas os animais teimavam em não chegar ao fim, causando uma risada geral.
Os prémios em disputa eram rações para coelhos e galinhas, para além de taças e um prémio de 50 euros para o primeiro classificado. Todos receberam um prémio de presença no valor de 25 euros, uma forma encontrada pela organização para cativar a participação na corrida, com inscrições gratuitas.
A prova acabaria por ser ganha por João Dias, de 64 anos, residente em Reinaldes (Peniche), que mal acabou a corrida foi-se logo embora para casa para cuidar de outros burros e animais que tem, ficando a esposa para receber os prémios.
A única concorrente feminina, Ana Bento, de 25 anos, ficou em 6.º lugar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)