Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Duas novas portas nas muralhas

A Câmara de Lagos quer abrir duas novas passagens na muralha quinhentista, na zona do parque da Cidade e na do parque das Freiras. "O objectivo é a revivificação da área nordeste da cidade intramuros", disse o presidente da Câmara, Júlio Barroso.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
A muralha quinhentista de Lagos é monumento nacional
A muralha quinhentista de Lagos é monumento nacional FOTO: direitos reservados

A questão foi exposta à tutela no início do ano, tendo o parecer sido negativo, mas o autarca garante que, até agora "não há qualquer resposta definitiva". E espera que "o bom senso prevaleça e a autorização seja dada". "A muralha será respeitada, mas, para dar mais vida ao Centro histórico, que queremos fechar ao trânsito, é necessário facilitar os acessos."

Em causa está a ligação de um espaço que antes era privado e que agora é público, entre a porta dos Quartos e o Baluarte de S. Francisco. "Queremos ligar a zona do Auditório Municipal e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (das Freiras) ao espaço exterior do parque da Cidade, através de uma passagem pedonal a abrir na muralha. No exterior está previsto um parque de estacionamento com 400 lugares e funciona ali a biblioteca e um parque de diversões infantil. O mesmo acontece na zona da Escola Primária, onde funciona provisoriamente um parque de estacionamento para servir de sucedâneo aos dois em obras. Tencionamos ligar esse espaço à rua António José de Almeida, intramuros".

A pretensão da CML promete, porém, gerar alguma polémica. Arqueólogos contactados pelo CM temem "consequências irreversíveis para a integridade do monumento nacional, um dos mais bem preservados exemplos de fortificação renascentista quase intacta existentes". E consideram que "já deveria ter sido ultrapassada a atitude de encarar o património histórico como um empecilho ao desenvolvimento".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)