Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Duas pediatras do Hospital de Portimão recebem formação para partos

Medida visa reduzir a necessidade de transferência de grávidas para a capital de distrito.
José Carlos Eusébio 28 de Julho de 2019 às 10:16
Hospital de Portimão em debate numa Assembleia Municipal extraordinária
Médicos
Médicos
Hospital de Portimão em debate numa Assembleia Municipal extraordinária
Médicos
Médicos
Hospital de Portimão em debate numa Assembleia Municipal extraordinária
Médicos
Médicos
Duas pediatras do Hospital de Portimão vão receber formação em Faro na área de Neonatologia, de forma a estarem aptas para assistir partos em que as crianças exijam cuidados diferenciados. Estas médicas regressarão depois para a maternidade de Portimão. A medida visa reduzir a necessidade de transferência de grávidas para a capital de distrito.

A revelação foi feita por Ana Paula Gonçalves, presidente do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que esteve, na quinta-feira à noite, na Assembleia Municipal de Portimão extraordinária que debateu o estado do hospital.

Esta responsável confirmou ser difícil a contratação de pediatras, adiantando ainda que alguns dos médicos existentes em Portimão, devido à idade, estão dispensados de serviço na Urgência, o que aumenta as dificuldades.

Ana Paula Gonçalves garantiu, apesar de tudo, que "as escalas estão razoavelmente preenchidas", pelo que haverá menos falhas do que as que chegaram a ser previstas para o verão. Na ocasião, o diretor clínico do CHUA, Mohamed Americano, garantiu que "o Hospital de Portimão não vai fechar serviços".

PORMENORES
Bolsas para médicos
A Câmara de Portimão poderá vir a criar seis bolsas para financiar a especialização a médicos que assumam o compromisso de prestar serviço no hospital local, segundo revelou Isilda Gomes. A autarca defende ainda a separação dos hospitais de Faro e Portimão.

Casa cheia
O salão nobre da Câmara de Portimão foi pequeno para acolher as dezenas de pessoas que quiseram assistir à Assembleia Municipal. Alguns populares intervieram para denunciar a degradação dos serviços.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)