Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Duas toneladas de sardinha servidas em festival

Duas toneladas de sardinha, espécie mais capturada pelos pescadores locais, vão ser servidas no XII Festival Sabores do Mar de Peniche, a partir de sexta-feira e até ao dia 17, anunciou esta terça-feira o município, que organiza o evento.
5 de Julho de 2011 às 17:20
Município melhorou as condições dos espaços de restauração para assar sardinhas
Município melhorou as condições dos espaços de restauração para assar sardinhas FOTO: d.r.

"Designámos este ano a sardinha como a rainha da festa, porque é a espécie mais capturada pelos pescadores do Porto de Peniche", afirmou numa conferência de imprensa o presidente da autarquia, António José Correia (CDU).  

Durante os dez dias do evento, deverão ser consumidas duas toneladas de sardinha, estima a organização.  

Para o efeito, o município melhorou as condições dos espaços de restauração para assar sardinhas, um dos principais pratos do evento dedicados a esta espécie, além dos filetes de sardinha ou do bolo de milho com sardinha. 

Outras das especialidades do festival características de Peniche são o alfaquique com açorda de ovas, a raia de molhinho e o sequinho de safio. 

A pensar na solidariedade social, os armadores e os agricultores vão oferecer o peixe e os hortícolas às tasquinhas, que vão ser asseguradas por instituições sociais do concelho.  

Com um orçamento de 105 mil euros, inferior a 2010, o certame vai ter ainda provas de degustação do azeite de Abrantes e de vinhos da região vitivinícola de Lisboa, 26 artesãos a trabalhar ao vivo e animação musical a cargo de grupos locais.  

Pelo segundo ano, a caravela ‘Vera Cruz’ vai estar em Peniche nos dias do festival para proporcionar aos visitantes o contacto com a época dos Descobrimentos.  

A sardinha é a principal espécie capturada a partir do Porto de Peniche, estimando-se que por ano são capturadas cerca de 60 mil toneladas em toda a costa portuguesa.  

sardinha festival sabores peniche
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)