Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

DUO PUNHA FOGOS

Inspectores da Directoria da PJ de Faro detiveram anteontem uma mulher, de 42 anos e um seu empregado, pastor , de 22, residentes no Serro dos Cardos, em Almodôvar, por terem sido os responsáveis pela prática de, pelo menos, quatro crimes de incêndio naquele concelho, um dos quais alastrou, incontrolável, pelos municípios contíguos de Loulé, Silves e S. Brás de Alportel.
1 de Agosto de 2004 às 00:00
O pastor e a sua patroa ateavam fogos em erva seca com fósforos
O pastor e a sua patroa ateavam fogos em erva seca com fósforos FOTO: Paulo Arez
Os investigadores estiveram naquela zona desde a passada segunda-feira e só depois de terem recolhido indícios probatórios avançaram para a detenção do duo.
Meras quezílias entre as proprietárias de um terreno – no lugar do Serro dos Cardos, a cerca de 30 quilómetros de Almodôvar – e a arrendatária do mesmo, identificada pelo nome de Julieta (que perdeu um processo em Tribunal movido por aquelas), levaram a que a inquilina e o seu pastor, por vingança, tivessem ateado vários fogos ao mato, nas redondezas, provocando o calamitoso incêndio que destruiu casas, colmeias, instalações agrícolas, matou gado e reduziu a cinzas milhares de hectares de mato e floresta nos quatro concelhos.
Segundo a PJ, o duo fazia montinhos com erva e pegava-lhes o fogo com fósforos, com a intenção deliberada de que as chamas se propagassem. De acordo com uma fonte, as divergências “eram antigas, mas nada fazia prever que o caso tivesse este fim”. O homem foi presente anteontem ao Tribunal de Almodôvar, tendo-lhe sido decretada a prisão. A mullher estava ontem a ser ouvida pelo Juiz, desconhecendo-se a medida de coacção aplicada.
INVESTIGAÇÃO
SUSPEITOS
A Polícia Judiciária está a seguir determinadas pistas que podem resultar na detenção de um ou mais indivíduos, suspeitos de terem ateado alguns dos últimos incêndios ocorridos no Barlavento algarvio, apurou o CM, junto de uma fonte.
INTENÇÃO
A PJ de Faro chegou ao duo após ter recolhido informações em Almodôvar, as quais apontavam para a presença estranha do casal em locais onde deflagraram focos de incêndio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)