Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Dupla dispara para roubar dois bancos

Dois indivíduos, com capacetes com viseira, assaltaram ontem de manhã duas dependências da Caixa Geral de Depósitos na Grande Lisboa. O primeiro assalto, pelas 10h00, ocorreu na Abóboda, em Cascais. Os ladrões entraram na dependência e, empunhando pistolas, dispararam para o ar, ameaçando os funcionários – sobretudo uma jovem trabalhadora temporária, de 19 anos, que estava na caixa.
2 de Abril de 2008 às 00:30
Os assaltantes dispararam para o ar e ameaçaram um funcionário da agência da Abóboda.
Os assaltantes dispararam para o ar e ameaçaram um funcionário da agência da Abóboda. FOTO: Manuel Moreira

Queriam aceder ao cofre, o que não conseguiram por ser necessário um cartão que estava com um funcionário que abastecia uma máquina multibanco – ao ver as armas recusou sair da sala blindada. Frustrados voltaram a disparar e uma das balas atingiu uma lâmpada que accionou o alarme na PSP.

Vestindo blusões de cabedal, os ladrões fugiram com o dinheiro que havia em caixa, algumas centenas de euros, na direcção dos antigos tanques de lavagem de roupa, onde tinham deixado a viatura, um Fiat Punto vermelho com características de tuning.

Mas não foi neste carro que escaparam. No local, roubaram uma viatura – um Peugeot 206 branco – pelo método de carjacking a um jovem – apontaram-lhe uma arma à cabeça. A vítima saiu do automóvel e, muito nervosa, pediu auxílio a comerciantes. "Ele nem conseguia ligar o telemóvel", contou um lojista.

O Peugeot usado na fuga serviu--lhes para consumarem o segundo assalto, pelas 11h00, no Bairro da Anta, Agualva, Sintra. Aqui, voltaram a repetir a façanha: entraram de rompante no banco, dispararam para o ar e levaram o dinheiro que havia em caixa: menos de um milhar de euros. Segundo testemunhas, os ladrões trajavam como motards – capacetes e blusões de cabedal pretos. A viatura roubada já foi encontrada em S. Marcos. E o Fiat Punto abandonado está na posse da PJ, que investiga.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)