Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Educar é missão arriscada

“Construir um ambiente educativo” é um dos temas que o cardeal patriarca de Lisboa tem em mãos para debater ao longo do Fórum ‘Risco de Educar’, a decorrer nos dias 27 e 28 de Janeiro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. D. José Policarpo levantou uma ponta do véu sobre várias temáticas que pretende aprofundar na apresentação do evento, ontem, na Conferência Episcopal Portuguesa.
19 de Janeiro de 2007 às 00:00
D. José Policarpo vai discutir a Educação
D. José Policarpo vai discutir a Educação FOTO: Pedro Catarino
O programa do Fórum ‘Risco de Educar’, prevê que se discuta um tema por dia: no primeiro, vai ser analisada ‘A presença da educação na sociedade’ e no segundo, ‘Uma abordagem acerca da Igreja na Educação’.
D. José Policarpo pretende lançar para a mesa, entre outras, a questão da importância de um ambiente educativo. “Uma boa educação passa por construir um ambiente educativo, a nível da sociedade, da família – que nos últimos tempos tanta dificuldade tem tido em criar um ambiente propício. A educação respira-se antes de se aprender”, defendeu o cardeal patriarca, para quem as iniciativas em torno da educação devem repetir-se.
“É bom que o debate sobre a educação se alargue, é um assunto sobre o qual não podemos descansar. Pelo que tenho visto nas notícias, educar é uma missão muito arriscada.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)