Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Eles preferem as férteis

Olhos grandes, pestanas longas, lábios carnudos e pele lisa são algumas das características que tornam as mulheres mais bonitas e irresistíveis. A estas junta-se agora outra: os níveis de uma hormona sexual feminina, o estrogénio. E, de acordo com uma equipa de cientistas da Universidade de St. Andrew, na Escócia, ela é determinante para a escolha masculina.
3 de Novembro de 2005 às 00:00
A actriz italiana Monica Bellucci é uma das belezas latinas mais cobiçadas. Foi mãe há pouco tempo
A actriz italiana Monica Bellucci é uma das belezas latinas mais cobiçadas. Foi mãe há pouco tempo FOTO: d.r.
Quanto mais elevados os níveis desta hormona, mais bonitas são as mulheres e mais desejadas pelos homens.
A descoberta, de acordo com os investigadores envolvidos no trabalho, faz sentido. A escolha não é consciente, mas ao preferirem as mulheres mais bonitas e, logo, mais férteis, os elementos do sexo masculino estão a optar pelas que podem ter mais bebés e dar maiores garantias de prolongamento da espécie.
ESTÁ NA CARA
A equipa de psicólogos do Laboratório da Percepção da universidade escocesa fotografou 59 mulheres com idades entre os 18 e os 25 anos e recolheu amostras de urina para medir os seus níveis de estrogénio. As imagens foram mostradas a 30 voluntários – 15 homens e 15 mulheres – que as caracterizaram tendo em conta o seu grau de atracção.
“Ambos elegeram como mais atraentes, saudáveis e femininas as mulheres com maiores níveis da hormona”, explica ao CM Miriam Smith, líder do trabalho. “É através da cara que as mulheres estão a anunciar a sua fertilidade.”
Para Freitas de Magalhães, director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção Português, trata--se de um estudo importante. “Quanto mais estrogénio produzir, mais a face se aproxima do estereótipo de beleza, sendo certo que a fertilidade está relacionada com aquele desenvolvimento.” De tal forma que o trabalho pode vir a ser repetido em breve, desta vez com portugueses.
ENGANAR OS INSTINTOS
Seguindo a lógica do estudo, as feias são ainda por cima menos férteis. Para elas, os cientistas deixam uma mensagem, dizendo que é possível enganar os instintos masculinos. Como? A resposta é simples e clássica: batom, rímel ou base. Melhora a aparência e ajuda as menos bafejadas pela beleza natural a captar a atenção do sexo oposto.
MULHER RECONHECE MELHOR A EXPRESSÃO DE FELICIDADE
Em Portugal, o rosto humano é tema de estudo no Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), dirigido pelo psicólogo Freitas de Magalhães. ‘Expressão Facial: Reconhecimento das Emoções Básicas em Portugueses’ é o tema do mais recente trabalho, que contou com a participação de 480 portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos. E conclui que as mulheres são mais espontâneas e mais consistentes do que os homens na percepção das emoções básicas – felicidade, raiva, tristeza, surpresa, repúdio e medo – que se manifestam através das expressões faciais, um padrão que se mantém ao longo da vida. O estudo demonstra que as mulheres percebem mais espontânea, frequente e rapidamente a felicidade, enquanto os homens com maior frequência e rapidez a cólera e o repúdio.
A identificação destas emoções é diferente consoante a idade. Por exemplo, no grupo dos 60-70 anos, os homens identificam com mais frequência a tristeza e o medo. Já as mulheres do grupo etário 18-25 anos percebem melhor a felicidade e tristeza, enquanto os homens da mesma idade o fazem em relação à cólera e ao repúdio.
Miriam Smith, líder do estudo, psicóloga: “Maquilhagem muda ideia
dos homens”

Correio da Manhã – Há quanto tempo está a trabalhar neste projecto?
Miriam Smith – Estou envolvida nele há dois anos, mas o laboratório onde trabalho dedica-se ao estudo há mais de dez anos.
– E porque é que decidiram estudar os níveis de estrogénio?
– Há muito que os cientistas especulam que esta hormona, ligada à fertilidade, podia também estar associada à beleza feminina. E fomos os primeiros a prová-lo.
– A preferência dos homens pelas mulheres mais férteis é consciente?
– Não, de todo. Os homens acham simplesmente algumas mulheres mais atraentes do que outras, sem perceber porquê. O que procurámos foi descobrir o que está por detrás dessas preferências.
– Mas a maquilhagem pode alterar essa percepção?
– Sim, ela altera a ideia dos homens. Isto porque melhora a aparência das mulheres que têm menos níveis de estrogénio e aproxima-as das características das mais bonitas – lábios carnudos, olhos maiores e pele lisa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)