Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Embaixador paga 65 mil euros pelos filhos

Iraquianos pagam e Ruben não avança com queixa. Justiça prossegue com investigação.
Sérgio A. Vitorino 14 de Janeiro de 2017 às 01:45
A carregar o vídeo ...
3 - iraquianos
"Dezenas de milhares de euros", que o advogado de Ruben Cavaco não quantifica, mas o CM sabe aproximarem-se dos 50 mil euros agora acordados a que acrescem 15 mil já pagos por despesas hospitalares e outras, vão "reparar do ponto de vista indemnizatório e moral" a agressão de que o jovem de 15 anos foi alvo em agosto passado, em Ponte de Sor, pelos dois filhos do embaixador do Iraque, Haider e Rida, de 17 anos. Saad Ali chegou esta sexta-feira a acordo com a mãe de Ruben, que não irá para tribunal.

O dinheiro deverá ser segunda-feira transferido em uma só tranche. Mas isso não trava o processo-crime por tentativa de homicídio.

O Ministério Público - que ao CM disse não se pronunciar sobre acordos extrajudiciais - quer interrogar os agressores e, para tal, o Governo exigiu ao Iraque o levantamento da imunidade diplomática.

"Esta base de entendimento é um elemento adicional que o Governo considerará (...) quando tiver de deliberar", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Em causa a eventual declaração de ‘persona non grata’ e a expulsão dos jovens.
advogado de Ruben Cavaco Ponte de Sor Iraque Haider Rida Saad Ali Ruben Ministério Público Governo política
Ver comentários