Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Emigrante português preso por tentar sexo com menor no Reino Unido

Cristiano Sousa, de 28 anos, arrisca deportação para a Madeira.
Cláudia Machado 11 de Dezembro de 2019 às 01:30
Cristiano Sousa, de 28 anos
Emigrante português foi preso e condenado por tentar forçar adolescente a sexo
Cristiano Sousa, de 28 anos
Emigrante português foi preso e condenado por tentar forçar adolescente a sexo
Cristiano Sousa, de 28 anos
Emigrante português foi preso e condenado por tentar forçar adolescente a sexo
Um emigrante português, de 28 anos, foi condenado a três anos de cadeia por pornografia de menores e por tentar ter sexo com uma adolescente, a quem enviou mensagens e imagens de cariz sexual explícito, em Jersey, no Reino Unido. Cristiano Neto Sousa, natural da Madeira, pode ainda ser extraditado para o nosso país após cumprir a pena.

O jovem, que emigrou para o Reino Unido em 2015 e trabalhava num restaurante, foi julgado num só dia, em outubro, e conheceu a punição aplicada na segunda-feira. O tribunal deu como provado que conversou com a menor, através de redes sociais, durante mais de três meses. Enviou-lhe mensagens elogiosas, mas que depressa se tornaram ameaçadoras, chegando à chantagem.

"Se tivesses 20 anos, e eu tivesse a oportunidade de me envolver contigo, fazia-o", escreveu à adolescente. Quando esta se mostrou relutante em encontrar-se com ele, o português aproveitou-se de a ter ajudado a recuperar algumas fotos que tinha enviado para outro homem - que na verdade seria também um perfil criado pelo arguido - para a chantagear.

"Deves-me uma", escreveu Cristiano numa troca de mensagens divulgada pelo jornal ‘Bailiwick Express’, exigindo um encontro sexual. A menor acabou por revelar-lhe que ainda não tinha "perdido a virgindade", ao que o emigrante responde: "Podes perdê-la comigo". Cristiano Sousa vai entrar para o registo de abusadores sexuais por pelo menos 6 anos e terá restrições no contacto com menores de 16 anos.
Cristiano Neto Sousa Reino Unido Jersey Madeira questões sociais demografia emigrantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)