Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Empresa municipal de Faro com 1,3 milhões de prejuízo

Autarquia tem de cobrir prejuízo da empresa Ambifaro.
João Mira Godinho 10 de Julho de 2018 às 11:33
Câmara Municipal de Faro
Câmara Municipal de Faro FOTO: Direitos Reservados
A empresa municipal Ambifaro apresentou 1,318 milhões de euros de prejuízo em 2017.

Para cobrir o ‘buraco’, o presidente da autarquia farense, Rogério Bacalhau (PSD), já propôs um reforço (de 618 mil euros) da verba prevista para a empresa, na primeira revisão do orçamento da câmara para este ano.

"A Ambifaro sempre apresentou resultados negativos", reconheceu ao CM Rogério Bacalhau, explicando que em 2017 o valor foi maior pois "nos anos anteriores a câmara ia cobrindo os prejuízos".

A atual empresa foi criada, em 2015, com a fusão da anterior Ambifaro com a empresa que faz a gestão do mercado municipal. No ano de fundação, apresentou um resultado negativo de 475 mil euros, e em 2016, de 405 mil euros.

Prejuízos que levaram o PS a pedir uma auditoria às contas da Ambifaro, desde 2015, e a solicitar uma comissão de acompanhamento à auditoria.

O PS recorda que a fusão entre as duas empresas foi feita para "reduzir e racionalizar custos" e, destacando o aumento da contratação de serviços terceiros, considera "fundamental apurar as razões dos prejuízos e do défice acumulados".
Ambifaro presidente política autoridades locais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)