Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Empresas de ferro-velho ajudam a treinar socorro

A actividade de treino das duas corporações de bombeiros da cidade de Aveiro está mais facilitada desde que algumas empresas, ligadas ao ramo das sucatas e peças para automóveis, passaram a fornecer meios materiais para simulacros e acções de formação.
27 de Novembro de 2006 às 00:00
Bombeiros de Aveiro treinam em ‘sucata’ oferecida por empresas
Bombeiros de Aveiro treinam em ‘sucata’ oferecida por empresas FOTO: d.r.
Duas empresas da região responderam favoravelmente ao apelo dos “soldados da paz” e estão a fornecer viaturas sinistradas e peças. Esta ajuda, a que se junta a cedência de espaço nas instalações de uma das firmas, está a ser usada, por exemplo, no treino da resposta a acidentes de viação.
Eduardo Santiago, o empresário que há mais tempo colabora com os bombeiros, afirma que, nos últimos oito anos, já entregou 16 viaturas para uso em simulacros e treinos diversos.
Com a utilização deste material, os formandos podem pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos, e até, solucionar alguns problemas reais que se coloquem no desenrolar do exercício.
Para além dos materiais, as principais necessidades das duas corporações passam actualmente, segundo Luís Esteves, comandante de uma das corporações pela “falta de um terreno amplo onde se possam levar a cabo exercícios mais complexos”. As duas corporações da cidade – os Novos e os Velhos – têm a decorrer um Curso de Salvamento e Desencarceramento para acidentes de viação.
Nos últimos oito anos, os bombeiros já utilizaram 16 viaturas cedidas por uma empresa de peças, para levar a cabo exercícios vários de simulacro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)