Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Encapuzados explodem multibanco em Peniche

Máquina tinha sido carregada com dinheiro na véspera.
Francisco Gomes 20 de Setembro de 2016 às 19:33
multibanco, explosão, Peniche
multibanco, explosão, Peniche FOTO: Carlos Barroso/Lusa
Três homens encapuzados assaltaram na madrugada desta terça-feira uma dependência bancária em Ferrel, no concelho de Peniche, com recurso a explosivos, tendo levado o cofre da caixa multibanco, com uma quantia não divulgada, mas que tinha sido carregada com dinheiro na véspera.

A população acordou em sobressalto ao ouvir uma explosão cerca das três e meia da manhã no multibanco da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, em pleno centro da vila. O rebentamento provocou danos no edifício e num automóvel que se encontrava estacionado perto.

"Foi um barulho fora do vulgar. Pensei que fosse um choque entre carros mas também imaginei que pudesse ser um assalto ao meu café que fica pegado ao banco. Quando vim ver era mesmo a caixa multibanco e só reparei num carro em fuga em alta velocidade. As pessoas aqui da terra não estão habituadas a estas coisas", contou Rui Antunes, que reside a poucos metros do local do furto.

Segundo fonte policial, um morador no prédio do banco chegou mesmo a presenciar o assalto. Terá gritado para tentar dissuadir os três ladrões mas estes ignoraram-no e prosseguiram os seus intentos. Em escassos minutos alcançaram o cofre do multibanco, que não tem sistema de inutilização de notas, e fugiram.

As imagens da videovigilância captaram o assalto, que pode ter alguma relação com outros idênticos verificados no distrito de Leiria, onde em menos de um mês já se registaram quatro furtos em caixas multibanco com recurso a explosão, numa padaria na Benedita (Alcobaça), num posto de combustíveis em Embra (Marinha Grande) e no Crédito Agrícola de Maceira (Leiria). Milhares de euros foram levados.

Na madrugada do passado domingo registou-se uma tentativa de furto da caixa multibanco instalada no Centro Social da Bufarda, em Peniche. A GNR ao chegar ao local avistou três indivíduos encapuzados, que se aperceberam da patrulha e colocaram-se em fuga num carro, deixando uma botija de gás e cabos. O teclado do multibanco e o dispensador de notas ficaram danificados com a tentativa de explosão.

Todas estas ocorrências estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária de Coimbra.
Ver comentários