Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

ENCERRADO CONSULADO PORTUGUÊS EM LONDRES

O consulado português em Londres foi encerrado esta terça-feira, depois de um grupo de cidadãos portugueses tentarem invadir as instalações em protesto contra o tempo de espera pela resolução de assuntos consulares.
15 de Julho de 2003 às 15:06
Aquela representação diplomática portuguesa atende diariamente mais de uma centena de pessoas, que chegam a fazer fila de espera várias horas antes do horário de abertura das instalações ao público. No entanto, a dispensa forçada de quatro dos oito funcionários do consulado levou a que na segunda-feira fossem atendidas apenas 30 pessoas. Os ânimos exaltaram-se entre o grupo de portugueses que, após longas horas de espera, viu os seus assuntos por resolver. O grupo não aceitou a situação e tentou invadir as instalações do consulado.
João Bernardo, cônsul-geral, reconheceu que na maioria das vezes as pessoas queixam-se “com razão” da falta de atendimento, mas lamenta a situação gerada ontem. O responsável chegou mesmo a chamar a polícia para restabelecer a ordem.
A comunidade portuguesa radicada em Inglaterra e na Irlanda do Norte ascende a cerca de 220 mil pessoas, sendo o consuldado de Londres a única representação diplomática onde podem dirigir-se.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)