Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

ENCONTRO DE DINOSSAUROS

Mota Amaral, Odete Santos, Narana Coissoró e Manuel Alegre são os mais antigos deputados dos seus partidos. Mas agora têm concorrência à sua altura bem perto – os dinossauros do Museu da Lourinhã estão expostos ao lado do hemiciclo até 30 de Outubro.
16 de Setembro de 2004 às 00:00
FILHOS DO ATLÂNTICO
Mota Amaral, histórico do Partido Social Democrata e actual presidente da Assembleia da República, vai nos 61 anos e é o mais antigo deputado do Parlamento. Figura de proa da política açoriana, atravessou o Atlântico muitas vezes – o que continua a fazer – para as lutas políticas no Parlamento. O Allosaurus, que Mota Amaral observa fascinado na imagem, também travou muitas lutas – à dentada – nos seus passeios pelo Atlântico. Ou melhor, pelo espaço onde este oceano havia de surgir, já que no Jurássico havia somente lagos entre a Europa e a América. O presidente da Assembleia da República, aliás, convive muito bem com epítetos jurássicos, como ele próprio conta: “Sou conhecido no Parlamento como Dinossauro Excelentíssimo, uma expressão bem-humorada, não ofensiva”.
ALTURA E CARÁCTER
Narana Coissoró, deputado do Partido Popular, é o mais alto dos quatro parlamentares desta página. O saurópode, um herbívoro de 12 metros de comprimento e um pernão com cinco metros de altura, partilha com ele a grande dimensão física. Mas as semelhanças vão provavelmente mais longe – o saurópode tinha um corno de 13 centímetros e não deve ter sido fácil lidar com as bocas da outra bicharada. Narana nunca enfrentou problema idêntico, mas é reconhecido por todos os adversários como um homem de carácter e um parlamentar valoroso que nunca se furta ao debate, seja com quem for. Aos 72 anos, é um dinossauro de referência na Assembleia e que mostra ter ainda muito para dar.
LUSITANOS GUERRIDOS
Odete Santos, deputada do PCP, entrou para o Parlamento em 1980 e ainda não saiu de lá. Tem 63 anos e – mesmo os que discordam dela aceitam – é uma combatente temível e aguerrida. Mas Portugal já teve outro exemplar desta espécie rara, carnívora e implacável: o Lourinhanosaurus, que viveu há 150 milhões de anos, tal como o nome indica, na zona da Lourinhã. Os vestígios expostos são de uma cria com
TRÊS ANOS
Odete conhece bem crias de outro género: “há atitudes de novos deputados que não são de rebeldia, mas de arrogância, ou seja, apenas pequenos candidatos a dinossauros”.
poetas da antiguidade. Manuel Alegre está na Assembleia desde Junho de 1975, sempre sob as cores do PS. É conhecido pela actividade política, mas também pelos dotes poéticos. Uma veia sensível, embora aqui e ali pontuada pela exaltação. O estegossauro também deve ter sido um rapaz dado às poesias – a sua preferência pelas ervinhas, deixando de lado a carne para os primos mais selvagens, com certeza fez dele um herbívoro sensível às belezas da Natureza. Se alguma vez se exaltou não há garantias, mas é provável que assim tenha acontecido. Afinal, havia muitos rivais cheios de vontade de devorá-lo e isso enerva qualquer um. Aos 68 anos, Manuel Alegre também tem momentos de estegossauro – quando Sócrates se aproxima, por exemplo...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)