Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Enfermeiros do INEM: Greve à vista

Os enfermeiros do Suporte imediato de Vida (SIV) do INEM, admite desenvolver ‘formas de luta’, caso o INEM não apresente soluções de estabilidade profissional, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses à agência Lusa.
5 de Fevereiro de 2010 às 17:34
Enfermeiros admitem formas de luta
Enfermeiros admitem formas de luta FOTO: Agência

Realizou-se esta sexta-feira, no Porto, uma reunião dos enfermeiros do SIV na qual foi analisada a sua situação laboral. Enquanto esta decorria, uma delegação sindical era recebida no Ministério da Saúde, em Lisboa.

O coordenador do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses adiantou que ‘a reunião com o conselho directivo do INEM não resolveu os principais problemas dos enfermeiros’.

Relativamente à estabilidade dos profissionais, não foram apresentadas quaisquer soluções por parte do INEM, apesar da disponibilidade manifestada pelos enfermeiros ‘para desenvolver formas de luta, caso o INEM não der resposta às questões e aos principais problemas que os afectam e que têm impacto na resposta aos cidadãos’.

O coordenador do Serviço de Enfermeiros Portugueses adiantou também que, no decurso da próxima semana, se realizarão outras reuniões com os enfermeiros do INEM, com vista a solucionar o problema.

Relembrou igualmente que, actualmente, faltam cerca de 30 enfermeiros para que as actuais ambulâncias SIV consigam dar resposta com qualidade aos cidadãos.

'O INEM não garante a admissão de enfermeiros para manter essas ambulâncias, o que inclusivamente faz parte dos protocolos estabelecidos entre o Ministério  da Saúde e as câmaras municipais', acrescentou.

No seguimento de uma reunião entre a ministra da Saúde, INEM  e SEP no dia 9 de Dezembro, os enfermeiros pretendem que o INEM abra um concurso para estabilizar  os profissionais do sector que estão em regime de mobilidade nos mapas do INEM.

No entanto, o INEM não assumiu a imediata abertura desse concurso e, por isso, os enfermeiros vão-se continuar a reunir para decidirem formas de luta.

Ver comentários