Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Enterraram a nossa Páscoa

"Vim de Paris para mostrar a tradição da minha terra à família, mas não houve procissão. É triste! Enterraram a nossa Páscoa.” O protesto da emigrante Alda Valentim, ontem, à porta da igreja matriz de Olhão, ia contra o pároco Luís Gonzaga – cancelou, na véspera, a procissão do Senhor Morto devido à chuva.
16 de Abril de 2006 às 00:00
A população não perdoa o padre Luís Gonzaga
A população não perdoa o padre Luís Gonzaga FOTO: Sandra Sousa Santos
Revoltados, os paroquianos pretendem fazer circular um abaixo-assinado para ‘expulsar’ o padre da cidade. Motivos não faltam: recentemente, Luís Gonzaga foi acusado por populares de maltratar cegonhas, num ninho instalado no telhado da igreja.
Ontem as críticas ao pároco voltaram a subir de tom durante a tarde, ameaçando a serenidade da vigília nocturna. O CM esteve no local mas, até às 22h30, a celebração decorreu sem incidentes. O padre só proibiu a presença de jornalistas com câmaras no interior do templo.
Horas antes, dezenas de fiéis preparavam-se para assistir à missa das 18h00, mas bateram com o nariz na porta. Fontes ligadas à igreja asseguraram que a missa de sábado é sempre suspensa nesta época, mas os populares suspeitam que o cancelamento se deveu “ao medo do padre aparecer em público.”
Na véspera o pároco cancelara a procissão, provocando a revolta popular – acabou escoltado pela PSP para uma viatura do INEM. “A procissão sempre se realizou, mesmo com chuva”, critica uma paroquiana, Graça Santos.
DIOCESE NÃO COMENTA
A Diocese do Algarve, contactada pelo CM, não quis comentar a atitude do padre Luís Gonzaga ao decidir cancelar a procissão do Senhor Morto, originando a revolta de centenas de populares. Também não foi possível chegar à fala com o visado. Entre a população, os ânimos, ontem à tarde, continuavam exaltados. Há mesmo quem diga que “o padre está a afastar cada vez mais fiéis da igreja devido às suas atitudes”. Criticam também o facto de as procissões dos últimos anos terem cada vez menor dimensão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)