Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Equipa mista para investigar Casa Pia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) poderá vir a constituir uma equipa com procuradores e inspectores da PJ para investigar a denúncia da ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana, relativa a novos abusos sexuais na instituição. A possibilidade é avançada pela Procuradoria que em resposta a questões colocadas pelo CM respondeu que a equipa mista não se coloca “por enquanto”, deixando aberta a porta a tal hipótese. Essa decisão deverá ser tomada nos próximos dias já que o caso não foi distribuído à PJ. O processo está a decorrer no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, coordenado por Maria José Morgado, sendo titular do inquérito o procurador que coordenou a investigação do megaprocesso de pedofilia, João Guerra.
21 de Outubro de 2007 às 00:00
As novas suspeitas de abusos na Casa Pia foram denunciadas em Maio
As novas suspeitas de abusos na Casa Pia foram denunciadas em Maio FOTO: Jorge Godinho
Segundo a Procuradoria, neste momento quem decide “é o dr. João Guerra”, esclareceu o gabinete de Imprensa do procurador-geral da República, Pinto Monteiro, quando questionado sobre por que razão o processo não foi ainda distribuído à PJ para que pudessem ser determinadas diligências como escutas e vigilâncias. Isto tendo em conta a denúncia remetida ao Ministério Público, por Catalina Pestana que identifica suspeitos e locais onde, alegadamente, continuam a acontecer orgias entre adultos e crianças.
Recorde-se que a carta que esteve na origem de um novo inquérito à pedofilia foi enviada por Catalina ao procurador-geral da República a 10 de Maio passado, mas só veio a público a 6 de Outubro. No entanto, e até ao momento, apenas foram ouvidas pelos procuradores quatro pessoas.
Tal como o CM já noticiou, a ex-provedora, baseando-se no relato de um ex-casapiano que testemunhou no megaprocesso de pedofilia, denunciou a existência de uma casa, na região de Lisboa, onde continuarão a acontecer abusos sexuais sobre menores, entre os quais alunos da Casa Pia, e identificou um ex-aluno do colégio Maria Pia suspeito de angariar menores para práticas pedófilas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)