Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Equipas contra abuso de menores

A secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, admitiu ontem discutir a criação, no sistema de segurança social, de equipas de primeira linha especializadas em lidar com abusos de menores.
15 de Julho de 2010 às 00:30
Joaquina Madeira (à esq.) e Idália Moniz na apresentação do guia
Joaquina Madeira (à esq.) e Idália Moniz na apresentação do guia FOTO: Natália Ferraz

A proposta foi avançada num manual, ontem lançado pela Casa Pia, destinado a profissionais que trabalham com crianças, com orientações sobre como actuar em caso de abuso sexual. A ideia seria que estas equipas multidisciplinares actuassem "junto da vítima, da família e dos demais profissionais envolvidos", mecanismo que já existe em Espanha, Alemanha e Reino Unido. Idália Moniz afirmou que a proposta "merece ser discutida".

O manual sugere também um plano de formação nacional para que todos os agentes que trabalham com crianças saibam lidar com situações de abuso. A governante admitiu "equacionar as necessidades de formação". Joaquina Madeira, presidente da Casa Pia, explicou a edição do manual pela necessidade de "aprender com os erros do passado e com os dramáticos acontecimentos de 2002".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)