Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Erro na prova dos professores

Engano foi detetado durante a prova.
Bernardo Esteves 26 de Março de 2015 às 20:14
Nuno Crato é o atual ministro da Educação
Nuno Crato é o atual ministro da Educação FOTO: Mário Cruz/Lusa
A prova de Português nível 1 realizada esta quinta-feira por 499 professores tinha um erro no enunciado. Os candidatos foram informados do problema quase no fim da prova e foi-lhes concedida mais meia hora, pelo que a prova teve 120 e não 90 minutos. Mas terá havido escolas que não tiveram tempo extra. Foi o caso do Liceu Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) confirmou ao CM o erro mas não pretende anular a prova e garante que o engano será tido em conta aquando da correcção das provas. "Durante a realização da prova de Português N1, foi detetada uma omissão no enunciado do item 1 da parte II. Em articulação com o JNP (Júri Nacional da Prova), foram adotados os procedimentos previstos para este tipo de ocorrência. Esta situação será tida em conta no processo de classificação, de forma a não prejudicar os candidatos", disse ao CM o IAVE, a entidade responsável pela elaboração das provas. Os professores exigem a anulação porque não está garantida a equidade. "A prova tem de ser anulada", disse ao CM Daniela Balouta, que realizou a prova em Vila Real e que estava indignada porque o IAVE colocou no seu site um enunciado já com o erro corrigido, que não corresponde ao que foi entregue aos docentes.

O erro estava numa das duas perguntas de desenvolvimento (as outras 20 foram de escolha múltipla). Era pedido aos candidatos para escolher "um dos textos narrativos literários contemplados no Programa do Ensino Básico ou nas Metas Curriculares de Português" e explicar porque considerava o texto "uma boa opção para analisar os elementos constitutivos da narrativa com alunos do 2.º Ciclo". O problema é que a prova estava a ser feita por docentes com formação superior na a área da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e que portanto desconhecem o programa do 2º ciclo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)