Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Escapou a queda de viaduto

Um operário estrangeiro sobreviveu ontem, com fracturas nos dois pés, a uma queda de dez metros – equivalente a três andares – em Pinheiro, Leiria, nas obras da Auto-Estrada 17.
16 de Setembro de 2006 às 00:00
Durante a construção do tabuleiro do viaduto de Mata da Carreira a viga de lançamento cedeu, levando o operário a saltar. Tem 30 anos, foi assistido no Hospital de Leiria e o seu estado não era, ao início da noite, considerado preocupante.
O acidente deu-se às 15h00 e podia ter tido consequências bastante mais graves. A viga de lançamento – que é uma máquina – sofreu danos profundos, mas não caiu, mantendo-se suspensa nos pilares do viaduto. Estava a ser usada há um mês e, neste momento, assegurava a construção do segundo tramo do viaduto.
Segundo Franco Caruso, porta-voz da Brisa, concessionária da A17, houve “uma descompensação” da estrutura. As causas serão apuradas em inquérito interno e pela Inspecção do Trabalho, que já esteve no cenário do acidente, na freguesia de Carreira.
“Felizmente não há vítimas graves a lamentar”, declarou o porta-voz da Brisa. “Houve uma descompensação da vigade lançamento, o operário saltou e fracturou ambos os pés”. As obras no local pararam de imediato e foram prestados os primeiros socorros à vítima pelos Bombeiros Voluntários de Leiria. Pouco depois, técnicos das quatro empresas que estão a construir este troço da A17 – Novopca, Lena, MSF e Somague – começaram a trabalhar no sentido de encontrar explicações para o sucedido. É previsível que as obras venham a sofrer um atraso em relação ao planeado. Ligando Marinha Grande a Mira, a A17 tem uma extensão de 92 quilómetros, dos quais 31 estão em construção, entre os lanços de Marinha Grande e Louriçal (Pombal). Deverá estar pronta em Janeiro de 2008.
A obra custará 542 milhões de euros e integra, com a A8 e A29, um percurso alternativo, em auto-estrada, entre Lisboa e Porto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)