Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Escola agrava desigualdade

O sistema de ensino discrimina os alunos por escolas, por turmas e por vias de ensino, o que agrava os processos de desigualdade social. De acordo com o estudo ‘Políticas de Educação Básica, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares’, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (CIES/ISCTE), em várias escolas existe “divisão de turmas segundo o desempenho escolar e a origem social dos alunos”.
7 de Dezembro de 2006 às 00:00
Manuais gratuitos e mais acção social são soluções propostas
Manuais gratuitos e mais acção social são soluções propostas FOTO: D.R.
O trabalho, que analisou quatro escolas públicas de Lisboa, revela diferenças entre os estabelecimentos, vizinhos entre si. “Sendo todas públicas e situadas na mesma zona, há escolas de ‘elite’ e outras de crianças quase marginalizadas. Toda a gente quer pôr os filhos nas escolas com melhores alunos e essas acabam por ter mais candidatos do que vagas, o que permite seleccionar os estudantes e excluir os repetentes ou os provenientes de um bairro social”, explicou Pedro Abrantes, um dos investigadores do CIES/ISCTE.
As conclusões do estudo do ISCTE não surpreendem António Castela, presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais. “A desigualdade começa na família e logo no 1.º ciclo”, disse. Manuais escolares gratuitos, apoio social e curricular são algumas das soluções apresentadas por António Castela para diminuir as desigualdades.
O dirigente dá o exemplo de uma escola secundária de Loures, que, na altura das matrículas, pediu aos pais que divulgassem os rendimentos. “Apresentámos queixa na Direcção Regional de Educação. A discriminação acontece mais facilmente no secundário, onde se pode dizer que não há vagas.”
ALGUMAS RAZÕES
EQUIPAMENTO CONTA
Numa das escolas os alunos pertencem a classes sociais elevadas, têm boas notas e beneficiam de equipamentos novos; noutra, os alunos são de classes desfavorecidas, têm elevadas taxas de reprovação e os equipamentos são degradados.
TURMAS BOAS E MÁS
Numa escola os alunos de classe média eram agrupados nas mesmas turmas; as outras turmas eram constituídas por estudantes de um bairro social.
Ver comentários