Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Escola de combate a fogos industriais

Os bombeiros portugueses passam a contar, desde ontem, com mais um centro de formação construído de raiz, em São João da Madeira. Este novo espaço vai juntar-se à rede da Escola Nacional de Bombeiros que tinha apenas três pólos do País.
16 de Maio de 2005 às 00:00
“É um investimento muito importante pela sua localização, porque a Escola Nacional de Bombeiros só contava com instalações em Bragança, Lousã e Sintra”, disse Duarte Caldeira, presidente da Liga e da Escola Nacional de Bombeiros, durante a inauguração do Centro de São João da Madeira.
“Este é um edifício construído de raiz, enquanto que os restantes locais são instalações que foram adaptadas ”, continua Duarte Caldeira que vai assegurar a gestão do novo centro em parceria com os Bombeiros de São João da Madeira.
O Centro de Formação de Bombeiros de São João da Madeira tem capacidade para receber, a partir de Setembro, 34 formandos internos e mais 40 externos e vai estar especialmente vocacionado para incêndios industriais e fogos em zonas urbanas densamente povoadas.
“Estamos numa área de grande densidade populacional, mas também industrial e que necessita de cuidados especiais por parte das corporações de bombeiros”, explicou o Secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, que considerou a obra de grande “pertinência nacional”.
Para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira, a inauguração do centro é “um velho sonho, resultado de uma luta de dez anos”.
“Contamos com uma torre de cinco pisos onde se fará formação para intervir nos incêndios em blocos de apartamentos e existem ainda equipamentos para ensinar a apagar incêndios industriais que envolvam, por exemplo, fecho de válvulas ou uma cisterna de camião TIR”, adiantou Carlos Coelhos, presidente dos Bombeiros de S. J. da Madeira.
O Centro de Formação teve um custo total de cerca de dois milhões de euros, dos quais apenas metade foi comparticipado pelo Estado, ao qual se juntaram as ajudas locais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)