Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Escola primária em Évora só tem uma funcionária

Escola do Bairro de Almeirim, com cerca de 70 alunos, tem carência de funcionários.
Carla Marques Cordeiro 20 de Janeiro de 2019 às 09:50
Escola do Bairro de Almeirim
Câmara de Évora
Câmara de Évora
Escola do Bairro de Almeirim
Câmara de Évora
Câmara de Évora
Escola do Bairro de Almeirim
Câmara de Évora
Câmara de Évora
Desde o início do segundo período, a Escola Primária do Bairro de Almeirim, em Évora, tem apenas uma funcionária para cerca de 70 alunos. Esta é uma situação que está a preocupar os pais destas crianças, que já fizeram requerimentos a pedir a colocação de mais técnicos.

"Os alunos estão a ser acompanhados por uma pessoa, isto a nível de escola, recreios e refeições. Um destes dias cheguei à escola e deparei-me com uma situação completamente dramática, que é a falta de limpeza das casas de banho. Estamos mesmo no limite, a minha filha tem 7 anos e reportou-me que não consegue ir à casa de banho", contou ao CM Bela Hortinhas, representante dos encarregados de educação do 2º ano.

A insuficiência de trabalhadores está a afetar o funcionamento normal da escola. "É lógico que só uma pessoa não dá conta e por vezes há falta de segurança ", explica Marisa Linhol, encarregada de educação.

Contactada pelo CM, a vereadora da Câmara Municipal de Évora, Sara Fernandes, refere que a falta de assistentes operacionais é um problema não só desta escola mas de várias do concelho.

Adianta que "a autarquia, em colaboração com o agrupamento, colocou tarefeiros para substituir os que não se apresentam ao trabalho". Os encarregados de educação argumentam que "a colocação de uma funcionária durante 4 horas por dia não é uma solução estável" e pedem uma pessoa em regime permanente.

Já o Ministério da Educação informou que a escola está a ser intervencionada sob supervisão da autarquia, adiantando que estão a ser garantidas as respostas adequadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)