Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Escolhido por 81 votos

O finalista de Farmácia Paulo Fernandes é o novo presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC). As eleições determinaram a vitória da lista D com 3652 votos, contra 3571 do projecto encabeçado por Pedro Cunha.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
Paulo Fernandes é o novo presidente da Associação Académica
Paulo Fernandes é o novo presidente da Associação Académica FOTO: João Henriques
Paulo Fernandes, 23 anos, natural de Sabugueiro (Seia), pretende “fazer o máximo possível” pelos estudantes. A defesa dos direitos e dos interesses dos alunos da Universidade de Coimbra é um dos seus principais objectivos. Por isso, pretende “estar nas faculdades a chamar os estudantes para trabalhar junto da direcção-geral”.
Pela primeira vez com um cargo dirigente na AAC – foi durante dois mandatos presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia –, garante que “o projecto e as ideias foram construídos pelos estudantes”. Apesar ter vencido apenas por 81 votos, promete “trabalhar em prol de todos”. “Não podemos esquecer o passado e conto com o diálogo com todos para saber o que é melhor, mas defendo que deve haver sempre relações com a Reitoria”, referiu.
Paulo Fernandes, que deverá tomar posse em meados de Janeiro, assumiu ainda que quer desenvolver um mandato de “independência política”.
O apuramento dos resultados não foi fácil: “Verificámos 33 envelopes, os necessários para ver que a lista D é a vencedora, com 81 votos de diferença”, explicou Nuno Sequeira, presidente da Comissão Eleitoral. “Não há memória na história da AAC de serem contados envelopes nas eleições”, salientou.
O regulamento prevê não ser necessário abrir a totalidade dos envelopes (108) em caso de existir uma margem não recuperável.
No total votaram 8031 estudantes, contando com os 527 votos brancos e os 201 nulos, de um universo de 22 mil estudantes da Academia de Coimbra, a maior do País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)