Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Esfaqueado em rixa entre populares

Utentes de centro de toxicodependência dizem ser discriminados por moradores
11 de Agosto de 2013 às 01:00
João Roberto foi um dos utentes do centro de acolhimento que foram agredidos
João Roberto foi um dos utentes do centro de acolhimento que foram agredidos FOTO: Pedro Catarino

Confrontos entre um grupo de moradores da Volta da Pedra, em Palmela, e utentes de um centro de acolhimento para toxicodependentes na mesma localidade provocaram seis feridos esta semana. O caso mais grave ocorreu anteontem à noite. Um toxicodependente em recuperação foi esfaqueado na zona lombar. Está internado em estado grave no hospital.

Os utentes do centro de toxicodependência falam em "discriminação" e dizem "temer o pior". Depois de duas rixas violentas com intervenção da GNR e disparos, no sábado e na quarta-feira, o grupo de populares envolvido em agressões "convidou os utentes do centro para beberem café, em sinal de tréguas". "Estamos fartos de ser agredidos, provocados, ameaçados de morte. Não fazemos mal a ninguém, mas temos direito a sair do centro, beber café, conviver. Por isso, aceitei que nos encontrássemos no café Bom-Bom, nunca pensei que fosse uma cilada", contou ao CM Agostinho, responsável do centro Ardente Abraço, que acolhe 14 pessoas com todo o tipo de problemas sociais.

Mas tudo mudou quando o encontro aconteceu, anteontem à noite.

"Dentro do café, conseguimos conviver. No exterior, um popular pediu-me um cigarro. Disse que não tinha e começaram a bater-me. Os meus colegas intervieram. Envolvemo-nos e fomos espancados violentamente até a GNR chegar. Em plena confusão, vi o Luís Lopes cheio de sangue, já inconsciente. Foi atacado à facada pelas costas", conta João Roberto, 40 anos, toxicodependente que também foi agredido.

A GNR acorreu ao local com vários militares. Não houve detenções. Para Maria Nobre, diretora das três casas Abraço Ardente no País, "a perseguição aos utentes tem de parar, antes que alguém morra".

centro toxicodependentes esfaqueado rixa palmela lutas
Ver comentários