Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Esgoto na ribeira dos mosquitos

Conduta entupida está a enviar água poluída para a ribeira onde insetos se reproduzem. Dúvidas sobre se as primeiras desinfestações foram feitas.
9 de Agosto de 2013 às 01:00
Conduta entupida envia água poluída para a ribeira onde se reproduzem os insetos que estão a afetar o concelho de Silves
Conduta entupida envia água poluída para a ribeira onde se reproduzem os insetos que estão a afetar o concelho de Silves FOTO: Rui Pando Gomes

Água de cor escura, com cheiro a esgoto e a desaguar a céu aberto na ribeira que chega à praia de Armação de Pera, onde a luta contra os mosquitos continua. Foi este o cenário encontrado pelo CM, ontem, em Alcantarilha, onde uma conduta está entupida há mais de seis meses.

A água suja, a juntar a três descargas de estações de tratamento de esgotos e de um campo de cultivo de arroz de um concelho vizinho, fizeram com que a ribeira transbordasse e se criassem as condições perfeitas para a proliferação de larvas de mosquitos. "Há vários meses que a conduta está assim. Esta água poluída vai inundar a zona da foz da ribeira, onde os mosquitos se estão a desenvolver", explicou João Palma, presidente da Junta de Alcantarilha, vila que também tem sofrido com a praga dos insetos.

A realização de desinfestações antes do verão seria essencial para que as larvas não se reproduzissem. No entanto, anteontem, durante uma reunião de câmara, foram lançadas dúvidas sobre a realização das primeiras desinfestações. "Pedi os documentos da realização das desinfestações mas nenhum me foi facultado. O presidente disse me que deu ordem de boca para a aquisição dos produtos", lamentou ao CM Rosa Palma, vereadora da CDU.

O autarca Rogério Pinto garantiu ao CM que "foram feitas desinfestações nos locais indicados pela ARS". Ontem, a autarquia fez um dique na zona do Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, com o objetivo de diminuir o caudal da ribeira.

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER SE É UM ÍMAN PARA OS MOSQUITOS

esgoto ribeira mosquitos Armação de Pera Alcantarilha água poluição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)