Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Esgotos poluem Guadiana

Os moradores das quintas junto à bacia hidrográfica do Ardila, em Moura, estão desesperados com o mau cheiro provocado pelas descargas directas dos esgotos naquele afluente do rio Guadiana. A situação, que segundo os queixosos se arrasta há mais de um mês, é provocada pela degradação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade.
27 de Setembro de 2008 às 00:30
Populares dizem que a ETAR de Moura está obsoleta
Populares dizem que a ETAR de Moura está obsoleta FOTO: António Dimas

"A estação está parada devido às sucessivas avarias. Temos dias em que não conseguimos estar nas nossas casas devido ao cheiro nauseabundo e aos mosquitos que são atraídos pelas descargas dos esgotos", denunciou ao Correio da Manhã António Monteiro, residente numa das dezenas de quintas junto ao Ardila.

Segundo este morador, as descargas prejudicam a fauna e flora dos rios e as linhas de água das quintas. "O Ardila desagua no Guadiana, entre as barragens de Alqueva e Pedrógão. Todos os dias recebe uma carga poluente que se infiltra na águas dos nossos poços e furos", avisa.

Contacto pelo CM, o vereador da autarquia, Santiago Macias, confirmou haver problemas na ETAR e prometeu uma rápida reparação das infra-estrutura. "A estação tem mais de um década e há problemas pontuais. As avarias têm sido reparadas, mas surgiu uma outra no equipamento, que será solucionada num curto espaço de tempo."

PORMENORES

ETAR

A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Moura foi construída em 1993. A gestão é assegurada pela Câmara Municipal.

Moradores

A ETAR, situada na encosta de acesso ao Ardila, trata apenasos esgotos desta cidade do distrito de Beja com cerca de dez mil habitantes.

 Obras

O vereador Santiago Macias assegurou ao nosso jornal que a edilidade está a preparar um caderno de encargos para uma intervenção profunda na estação.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)