Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Espaço multiusos para 4 mil pessoas

A Praça de Touros de Albufeira, que completou 25 anos de existência, vai ser transformada num espaço multiusos, com capacidade para quatro mil pessoas, apurou o CM. O projecto prevê ainda a requalificação de toda a área envolvente. Está em causa um investimento privado de cerca de 20 milhões de euros.
5 de Janeiro de 2008 às 00:00
Segundo António Pereira, administrador do Grupo Bernardino Gomes (detentor da cadeia de hotéis Real), “a praça já foi adquirida e decorre actualmente um levantamento do espaço, tendo em vista a sua reformulação”. O equipamento, que manterá a sua traça original, irá ficar dotado de uma cobertura amovível e de condições para a realização de diversos tipos de eventos: circenses, desportivos, musicais e congressos, entre outros.
Apesar de ganhar novas valências, o espaço não perderá a sua antiga vocação, sendo garantida a realização de trinta corridas de touros por ano. De forma a não interferir com a época tauromáquica, as obras só terão início no final do próximo Verão. A abertura da renovada praça de touros deverá acontecer em “Junho ou Julho de 2009”.
“Albufeira tem apostado muito na animação, pelo que faz falta um espaço com estas características”, refere António Pereira, adiantando ainda a importância do futuro centro multiusos para “a realização de congressos, numa altura em que o parque hoteleiro da zona está em crescimento”.
Além da praça de touros, a requalificação abrange a área envolvente, onde se situam várias lojas desactivadas, o antigo cinema e salão de bingo, bem como apartamentos. Será ainda criado um grande parque de estacionamento, com capacidade para cerca de meio milhar de viaturas.
O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, não tem dúvidas de que o novo espaço polivalente, “semelhante ao Campo Pequeno, embora de dimensão diferente, vem valorizar o concelho e a região algarvia”.
O autarca aponta ainda outro aspecto que considera de grande importância para o município: “A concretização deste projecto permitirá requalificar e dar dignidade a uma zona da cidade que se encontra actualmente degradada.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)