Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Espanca os pais e é solta

Maria e Fernando sequestraram e espancaram os pais dela em Raposa, Almeirim, para roubar os idosos, tendo ontem sido libertados pelo tribunal – que suspendeu ao casal a pena de quatro anos e dois meses de prisão por igual período. Isto apesar da violência do crime, em que participou o neto das vítimas, inimputável por ter uma deficiência mental.
13 de Maio de 2009 às 00:30
O casal esteve mais de duas horas sequestrado pelos familiares
O casal esteve mais de duas horas sequestrado pelos familiares FOTO: João Nuno Pepino

"Estava à espera de uma pena mais pesada e acho que não foi feita justiça", diz ao CM António Sardinha. Ele e a mulher, Hermínia Antunes, foram espancados, roubados e sequestrados em casa pelos familiares, em Setembro de 2007.

Apesar das penas suspensas, o Tribunal de Almeirim deu como provado que a filha, o genro e o neto aproveitaram a ausência de António para amordaçar com trapos a mulher, que amarraram à cama. Maria Martins, 54 anos, e Fernando Antunes, de 56, são culpados de ofensas à integridade física, sequestro e extorsão agravada. O neto das vítimas, José, 33 anos, é inimputável e foi ilibado.

Ao chegar a casa, António foi atingido com um golpe na cabeça e levado para a sala, onde foi mantido sob ameaça de uma arma de fogo durante mais de duas horas.

Os três sequestradores obrigaram o pai de Maria a assinar um cheque de cinco mil euros e uma declaração a passar para o nome da filha um imóvel em Cascais.

PORMENORES

INDEMNIZAÇÕES

Os arguidos, que chegaram a estar em prisão domiciliária à conta do processo, foram também condenados ao pagamento de uma indemnização cível de 2150 euros a António Sardinha, de 76 anos, e 1750 euros a Hermínia Antunes, de 74 anos, a título de danos morais.

CONFLITO ANTIGO

António Sardinha disse, no final da leitura do acórdão, que vai discutir com a sua advogada a possibilidade de apresentar recurso da decisão do colectivo de juízes. O conflito entre os idosos e os agressores arrasta-se desde quando todos viviam no Luxemburgo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)